A "Arte nos Manequins"
é o tema da nova exposição no Espaço Cultural CRCSP, inaugurada em 9 de junho de 2016.
Com obras de 22 artistas, a mostra foi construída sobre bonecos utilizados em lojas de roupas, representando o gênero feminino em diferentes ofícios, culturas e nacionalidades. As artistas fazem parte do ateliê Reinis Arte, da artista plástica Geanete Reinis, que coordenou os trabalhos.
O coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, fez a abertura da exposição e convidou o público para as próximas atividades da Comissão. "Dia 30 de junho teremos a peça 'Quando o mundo tinha nossa idade', do grupo de teatro Rádio Ilusão. Um espetáculo feito por pessoas que estão na Melhor Idade, para pessoas da Melhor Idade", destacou Monteiro.
A exposição, criada para homenagear o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, foi realizada inicialmente no Shopping Continental, e depois no Clube Espéria e no Circolo Italiano de São Paulo. Geanete Reinis contou que é a primeira vez que elas trabalham com manequins e que a ideia foi conferir um aspecto mais realistas às obras. O objetivo é mostrar a beleza e a diversidade de cada mulher, que é única no conjunto de suas características, declarou.
Além de Geanete, estiveram presentes na estreia as artistas plásticas Eufrosina Uemezawa, Laura Martinez, Marilda Pontes, Roseli Kavalesky e Terezinha Feiten. A exposição também traz obras de Agnes Franchini, Domingas Pereá, Elaine Janeiro, Gladys Ometto, Juliana Ferraz, Jussara Rodrigues, Kioko Nakachina, Lígia Monteiro, Marina Frateschi, Marisa Câmera, Marisa Frateschi, Risomar Fasanaro, Rosa Yamashita, Sandra Filardi, Sueli Costa e Zuleide Besse.
Os membros da Comissão Oswaldo Pereira e Yae Okada, a conselheira Ana Maria Costa e o coordenador do Coral Fantasia Italiana, Pietro Carlos Spera, também prestigiaram a exposição.
Volta ao mundo
Nascida no México, Laura Martinez, que está há seis anos no Brasil, representou uma mexicana, trazendo um pouco de sua cultura ao CRCSP. "Eu acho lindo ter a oportunidade de as pessoas conhecerem um pouco o México".
A neta de japoneses Eufrosina Uemezawa retratou uma mulher africana, homenageando também a mulher brasileira. "O Brasil tem muito da África, com suas cores vibrantes e alegres".
De viagem marcada para Portugal, Roseli escolheu retratar uma portuguesa. "Foi uma forma de homenagear Portugal, que vou poder mostrar para as pessoas quando eu estiver lá."
Sobre as exposições do CRCSP
Todos os meses, a Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural traz ao Conselho uma nova exposição de arte, realizada em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). O evento é beneficente e na noite de estreia são arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a entidades assistenciais.
Serviço:
Visitação: até 8 de julho de 2016.
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: sede do CRCSP.
Endereço: Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis, São Paulo.
Grátis.
|