Twitter Facebook
27 de outubro de 2016 - Ano 08 - Nš 401
CRCSP Notícias
 

Equipe de Fiscalização irá orientar organizações de mais cinco cidades
Próximos municípios são São Paulo, Sorocaba, Itatiba, Jundiaí e Bauru; inscrições abertas


Desde o início do ano, o CRCSP realiza a campanha Combate à Concorrência Desleal, em todo o Estado de São Paulo. As próximas cidades a serem visitadas em novembro serão São PauloSorocabaItatibaJundiaí  e Bauru.

Por meio de encontros com as organizações contábeis, a equipe de Fiscalização da entidade reforça as vantagens de ser registrado no CRCSP.

Durante as visitas são abordados ainda temas que fazem parte da rotina do profissional como Decore, Coaf, contratos, desenvolvimento das equipes. O tema do encontro é "Fiscalização Preventiva" e tem como objetivo reconhecer o profissional da contabilidade que atua de forma ética e responsável e proteger a sociedade usuária dos serviços contábeis.

As atividades são coordenadas pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho, José Donizete Valentina, com o apoio de membros do Conselho Diretor, conselheiros e delegados do CRCSP na região visitada.

O porquê da campanha 
A realização da campanha foi motivada pelo resultado de uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio da Receita Federal do Brasil, que identificou mais de quatro mil organizações contábeis atuando de forma irregular no Estado de São Paulo.

A parceria com a Receita possibilitou ao CFC ter acesso às empresas de contabilidade abertas na região, com objeto social na área de Contabilidade.

Essas quatro mil empresas não estão registradas na entidade, o que caracteriza infração à Lei n.º 6.839, de 1980, que dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões. Caracteriza ainda irregularidades e transgressões das normas disciplinares e éticas da profissão contábil, que facilitam o exercício da profissão por parte dos não habilitados e a concorrência desleal.

O que é concorrência desleal?
Para o CRCSP a concorrência desleal não engloba apenas os preços mais baixos cobrados por alguns profissionais contábeis. O termo é bem mais abrangente, incluindo diversas irregularidades.

Falta de registro da organização no CRCSP; prática do exercício da contabilidade por profissional não capacitado (sem registro e até mesmo sem formação), descumprimento do Código de Ética Profissional do Contador; incapacidade técnica e incentivo à prática da atividade contábil realizada por profissionais não habilitados. Tudo isso é concorrência desleal. Significa prestar um serviço não qualificado, por um preço não adequado.
 
Sage Contmatic Contmatic