Twitter Facebook
10 de novembro de 2016 - Ano 08 - Nš 403
Opinião
 

Acontece neste mês (18) o Encontro da Mulher Contabilista do Estado de São Paulo
Se o aumento dos números continuar, em 2025 o número de contadoras será maior em pelo menos 1,44%; em 2034, serão mais mulheres do que homens na profissão


No dia 18 de novembro de 2016 acontece, na sede do CRCSP, o Encontro da Mulher Contabilista do Estado de São Paulo. As inscrições estão abertas para esta atividade coordenada pela Comissão CRCSP Mulher.

Estarão presentes no evento as mais importantes personalidades femininas da Contabilidade, em uma programação técnica e muito inspiradora, não apenas para as mulheres. Os profissionais contábeis também podem participar.

Confira a programação, que inclui palestra sobre "Ética Empresarial", "Dando Significado às Nossas Histórias" e "A Chave para Atitude Empreendedora".

Também será realizado um talk show entre profissionais da contabilidade que ocupam cargos de liderança e presidência nos CRCs de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Confira agora a opinião de algumas das palestrantes sobre o evento e sobre a presença cada vez mais marcante da mulher em todos os cenários.

"O tema igualdade de gêneros é tão importante que, em 2010, a ONU lançou "Os Princípios de Empoderamento das Mulheres" (Women Empowerment Principles WEPs, sigla em inglês), com sete princípios para ajudar as empresas e as comunidades a entender como dar poder para mais mulheres. Isso porque são inúmeras as dificuldades da mulher no mercado de trabalho, inclusive para as profissionais da contabilidade. Seguir os princípios estabelecidos pela ONU pode assegurar a igualdade de gêneros tão desejada por todos nós. Deveriam ser adotados os mesmos critérios de promoção, independente de gênero. É uma triste realidade, mas constata-se ainda que mulheres tendem a ser mais exigidas, enquanto que os homens muitas vezes são promovidos por apresentarem um potencial futuro de desenvolvimento pessoal.  Talvez por isso, hoje seja maior a participação das mulheres nos cursos de formação, pós-graduação e especializações. No mercado de trabalho contábil observa-se que as mulheres têm mais êxito no exame de suficiência do que os homens. O Encontro da Mulher Contabilista vem para reforçar esses conceitos e nos ajudar a mostrar para a sociedade  o valor e o diferencial da mulher nas organizações". Marcia Ruiz Alcazar, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP.

"Neste encontro vamos conversar sobre a nossa trajetória e dividir experiências, demonstrando, especialmente para as mulheres, que tudo é possível em termos de conquistas na vida profissional. É uma realidade que a mulheres ainda têm comprovar mais que os homens que são capazes de assumir determinadas funções, ou seja, o grau de exigência para elas é sempre maior. No entanto, prefiro encarar isso de forma natural e persistente, pensando que, independente dessa cobrança, é possível que a mulher conquiste todos os seus objetivos. Fui a primeira mulher presidente na história do CRCDF, em 2014 e 2015, e nesse período tivemos um recorde de mulheres presidentes nos Conselhos Regionais, foram oito – Amazonas, Rondônia, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso. Essas são apenas algumas demonstrações da nossa força. Reafirmo que tudo é possível, desde que a gente adote um planejamento e o execute todos os dias". Sandra Maria Batista, perita contábil judicial, coordenadora adjunta da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, gestão 2016/2017.

"Vou compartilhar um pouco da minha história e proporcionar uma profunda reflexão sobre os ciclos de vida e como aproveitar as experiências de forma positiva e construtiva. Vamos conversar sobre as profissões e perceber que uma carreira em linha reta é exceção, geralmente, encontrada somente nos planejamentos realizados no papel. O mais comum os belos quebra-cabeças que construímos ao longo de nossas jornadas. Saber honrar cada experiência faz parte de uma carreira de sucesso. Sobre a mulher no mercado de trabalho, somos diferentes dos homens por natureza e, ao mesmo tempo, somos complementares por essência. Aí mora um dos grandes desafios da vida, que é integrar esses dois polos. A demanda no mercado é crescente por profissionais que conseguem extrair o melhor do lado racional (conhecimento) e do lado emocional (relacionamento). Com esses dois hemisférios em equilíbrio é possível acionar a intuição que nos permite ser criativos e manifestar nossa melhor versão, e, consequentemente, entregar resultados de qualidade. A mulher conta com a vantagem de já exercitar isso na vida desde cedo, buscando equilibrar seus diversos papeis: profissional, mãe, esposa, dona de casa. Observo em especial que a Contabilidade reserva muitas oportunidades para esse perfil intuitivo, presente em muitas mulheres, por ser uma carreira que exige bastante conhecimento técnico e criatividade para resolver desafios variados", Rebeca Toyama, fundadora da Academia de Coaching Integrativo, sócia-diretora da GFAI Coaching, coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro.

Serviço:

Evento: Encontro da Mulher Contabilista do Estado de São Paulo.
Data: 18 de novembro de 2016.
Horário: das 12h às 17h.
Local: sede do CRCSP.
Endereço: Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.
Inscrições – www.crcsp.org.br.

 
Sage Contmatic Contmatic