Twitter Facebook
24 de novembro de 2016 - Ano 08 - Nš 405
Opinião
 

A delegada representante do CRCSP em Araras
"Sempre estive próxima do CRCSP. Há 28 anos, quando era recém-formada fui conhecer a sede do Conselho, levada pelo meu pai, que também era contador."


Nesta edição do CRCSP Online, você vai conhecer a delegada local do CRCSP em Araras, Pamela Lagazzi Alonso, que, há 12 anos exerce essa função como representante da entidade em seu município.

Para estar perto da classe contábil do interior, o Conselho conta com 18 delegacias regionais e 127 delegacias locais, instaladas no Estado de São Paulo. Cada uma é coordenada por um profissional da contabilidade.

É papel do delegado manter sempre estreito o relacionamento entre o Conselho e os profissionais da contabilidade da sua cidade, colaborar, conhecer os desafios e necessidades e levar as opiniões da classe para o conhecimento dos conselheiros da entidade. Os delegados são a ponte para que o CRCSP possa oferecer sempre o melhor atendimento aos profissionais, contribuindo para o sucesso de suas carreiras.

No CRCSP Online desta semana você entenderá também como funcionam as escolhas dos delegados do CRCSP:

Qual é a sua formação?
Sou bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-Campinas.

Como é feita a escolha de um delegado local ou regional do CRCSP?
O CRCSP realiza uma pesquisa junto aos representantes das empresas de contabilidade da cidade. Em seguida, analisa o perfil dos candidatos indicados, a história, o conhecimento que cada um tem da Contabilidade, o bom relacionamento que o profissional tem com os colegas da classe e a influência positiva que ele pode ter no município para a conquista de benefícios em prol do CRCSP e da profissão.

Quais as principais funções de um delegado?
Nossa principal função é representar a entidade. Dentre várias atribuições, está orientar, fiscalizar, atender e prestar esclarecimentos aos profissionais da contabilidade e, perante a sociedade, divulgar o nome, bem como destacar a importância da nossa classe e do CRCSP.  

Qual era o seu envolvimento com a entidade quando começou a exercer a função?
Como profissional registrada, sempre estive próxima do CRCSP. Há 28 anos, quando era recém-formada, fui conhecer a sede do Conselho, levada pelo meu pai, que também era contador. Desde então, nunca mais deixei de acompanhar os trabalhos realizados pela entidade.
 
Qual a sua visão da entidade hoje? O que mudou?
Ao longo desses últimos 12 anos muitas mudanças ocorreram. O CRCSP tornou-se muito mais ágil, moderno e dinâmico, acompanhando a evolução da própria tecnologia. Isso era necessário. O órgão está cada vez mais atuante e presente na sociedade.
 
Quais eram as principais metas do seu plano de trabalho como delegada local?
Além de exercer com zelo e competência as atribuições da função, procurei elevar o nome do Conselho junto à comunidade local, especialmente por meio da mídia. Sempre conquistamos espaço em canais de televisão e jornais falando sobre os serviços prestados pelo órgão e as atividades de desenvolvimento profissional realizadas na cidade.  Um grande desafio conquistado foi trazer para Araras a realização de palestras e oficinas técnicas do CRCSP. A maioria das atividades realizadas era promovida nas cidades onde há delegacias regionais, ou seja, nos maiores municípios do estado. O Conselho identificou essa necessidade de realizar palestras cada vez mais próximas aos profissionais para que eles não precisassem se deslocar ou viajar para outras regiões. Assim, conseguimos fazer com que os profissionais de Araras se atualizassem profissionalmente dentro do próprio município.
 
Cite um momento muito especial desses 12 anos
Foram tantos, mas, destaco dois. O primeiro foi em 11 de janeiro de 2005, quando discursei no momento da minha posse, no plenário da sede do CRCSP. Na ocasião, representei os 10 delegados empossados naquele dia, diante de uma plateia de ilustres e nobres profissionais, professores, pesquisadores e autores de livros. O segundo foi em 25 de abril do mesmo ano, quando a classe contábil ararense, representada por mim, recebeu homenagem do Rotary Clube de Araras. Foram momentos muito emocionantes que guardarei para sempre na memória.

Deixe uma mensagem aos profissionais contábeis e ao CRCSP.
Para os colegas de profissão, digo que "unidos podemos mais". Ao Conselho, minha eterna gratidão a todos do Conselho Diretor, aos conselheiros e colaboradores da entidade que tanto me auxiliam nessa caminhada. Obrigada pela oportunidade de servir à classe contábil!

 
Sage Contmatic Contmatic