Centro de Memória da Contabilidade Paulista

Conheça o CRCSP

Instalado no andar térreo do Edifício Ynel Alves de Carvalho, anexo à sede do CRCSP, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho conta a história da Contabilidade desde 4000 a.C.

O Centro de Memória da Contabilidade Paulista existe desde 2001, criado pela gestão 2000-2001 do CRCSP em conjunto com o IPH (Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo) e a então Secretaria de Recuperação de Bens Culturais do Estado de São Paulo.

Em dezembro de 2011, no aniversário de 65 anos do CRCSP, o Centro de Memória foi reinaugurado no prédio anexo à sede, adquirido e reformado pelo Conselho. Desta vez, em homenagem ao presidente da entidade na gestão 1950-1953, recebeu o nome de Joaquim Monteiro de Carvalho.

O Centro apresenta informações sobre a criação, a instalação do CRCSP e o trabalho desenvolvido pela entidade. Tudo isso, entrelaçado com acontecimentos históricos, políticos e culturais em todo o mundo.

O conteúdo do Centro de Memória é apresentado em três idiomas: português, inglês e espanhol, com o objetivo de atingir um público mais amplo.

A sustentabilidade está presente em um dos painéis apresentados. Com informações sobre crédito carbono, é uma forma de despertar a consciência dos visitantes em relação ao futuro do planeta.

Modernidade

As informações disponibilizadas no Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho estão além do que pode ser visto em um primeiro momento. Por meio de um tipo de “código de barras”, os chamados QR codes, os visitantes terão acesso a dicas e sites.

Para visualizar as informações é necessário utilizar um smartphone que possua um aplicativo leitor de QR codes instalado.

É possível testar conhecimentos por meio de games e “manipular” virtualmente objetos antigos utilizados no dia a dia por Contabilistas.