Cadastro de Voluntários e Entidades que precisam de apoio de voluntários

CRCSP Voluntário

CRCSP Voluntário

O Sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade) conta com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil, que incentiva ações voluntárias por parte dos mais de 500 mil profissionais da contabilidade existentes hoje em todo o país.

Além da possibilidade dos profissionais se voluntariarem através do PVCC, o CRCSP disponibilizou um link para o cadastro das entidades sem fins lucrativos que queiram receber o apoio dos voluntários inscritos na entidade. A ação tem como objetivo conectar as entidades que precisam de apoio com aqueles profissionais que dispõem de parte de seu tempo para contribuir como voluntários, criando uma corrente de solidariedade.

Qualquer profissional registrado, pode se cadastrar como voluntário e contribuir para melhorias na sociedade, prestando atendimento a projetos sociais e entidades do Terceiro Setor.

Profissionais de outros Estados sem registro no CRCSP, poderão efetuar o cadastro em seu respectivo Regional.

O programa é composto por quatro subprogramas:

Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal / Observatórios Sociais

Trata-se de uma organização criada pela sociedade civil, que promove a cidadania fiscal e trabalha pela transparência na gestão do município. Órgãos de Controle Social, entidades representativas, grupos sociais organizados, investidores sociais e membros da sociedade civil participam do Observatório como forma de impedir a corrupção e auxiliar a correta aplicação dos recursos que vêm dos impostos paulistanos. Os cidadãos podem acompanhar, de forma sistemática, organizada e preventiva, as ações da administração pública da capital e a implantação das políticas públicas. Profissionais contábeis voluntários também contribuem para os Observatórios Sociais.

Subprograma 2 – Educação Financeira

Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Subprograma 3 – Destinação do IR devido aos Fundos da Criança, Adolescente e Idoso

Fazer a destinação significa que, ao invés de o imposto ser recolhido pelo Governo Federal, os recursos serão enviados para instituições de assistência social.  O valor destinado é devolvido ao contribuinte como aumento na restituição do imposto ou na redução do imposto a pagar.

Subprograma 4 – Ações locais de Voluntariado

Este subprograma visa a recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.


Cadastro de Voluntários (Profissional da Contabilidade)

Para se cadastrar basta clicar no botão abaixo. Caso você seja um profissional de outro estado sem o registro transferido, por favor efetue o cadastro junto ao seu regional.

Seja também um voluntário, cadastre-se aqui


Cadastro de Entidades que precisam de apoio de voluntários

Entidade, cadastre-se aqui