Os estilos mudam, mas o tema das flores não desaparecerá nunca da arte. A presente mostra, que reúne 12 artistas de relevo, nos permite admirar 24 obras esplêndidas e contemporâneas. Símbolos, por excelência, do que existe de mais efêmero sobre o nosso planeta. De modo especial no Brasil, a flor exerceu um fascínio permanente sob o olhar dos mais diversos artistas, fascínio este que sobrevive até mesmo às grandes revoluções realizadas na pintura nos últimos 160 anos.
Do impressionismo até nossos dias, as flores continuam a florescer nas mais diversas correntes artísticas, como bem demonstra a atual exposição virtual divulgada pelo CRCSP. Não podemos esquecer, entretanto, que a carreira artística das flores teve início desde os tempos antigos, junto aos gregos e romanos.
A magia expressiva e a força sentimental das flores seduziram, sobretudo, os artistas e poetas do Romantismo, que souberam exaltar seu caráter fortemente místico.
Em nossos dias, a reprodução de composições florais se transformou num verdadeiro gênero artístico, uma escola de técnica sobre a qual se cimentaram gerações de pintores.
Emanuel von Lauenstein Massarani
Crítico de arte e representante do IPH
Alvarenga da Costa
Denise Serralheiro
Eufrosina Setsu Umezawa
Geanete Reinis
Glades Zarza
Heike Weber
Leo Bambina Franco
Lindnalva Borges
Maria Luiza Florentino
Mary Ricci
Sylvia Lira
Sylvia Sinder