As visões paisagísticas de Álvaro Ricardino constituem um percurso envolvido em cores, formas e perfumes da nossa paisagem. O autor fotografa o fascínio da paisagem e dos elementos que a compõem: a luz, a terra, a água, o vento, a vegetação e sinais sentidos pelo homem no seu viver e habitar a terra.
Suas obras constituem um convite ao observador para se infiltrar na natureza e perceber o que foge aos sentidos em uma vida frenética. São paisagens retratadas no transcorrer das horas diurnas e das estações do ano, com a lente da genuinidade e da ingenuidade, frente ao milagre da Natureza, restituindo-lhe visões e sensações universais.
Trata-se de criações que demonstram como a fotografia, embora uma forma de arte relativamente jovem e com linhas de desenvolvimento ainda inexploradas, é plena de beleza. O trabalho exemplar de Ricardino em captar e reunir imagens estimula no observador uma percepção visual tridimensional, na qual o espaço se dilata e o tempo foge ao presente e o resultado é esteticamente agradável e harmônico.
Emanuel von Lauenstein Massarani
Crítico de arte e representante do IPH
Álvaro Augusto Ricardino Filho é doutor em Controladoria e Contabilidade e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com diversos livros e artigos científicos publicados.
Amante da fotografia, Álvaro Ricardino inscreveu suas obras na campanha do CRCSP "Profissional da Contabilidade, Mostre o seu Talento" e compartilha aqui no portal do Conselho um pouco de sua arte.
O grupo musical Nuovo "Fantasia Italiana" apresentou o show Ritornando sob a regência do maestro Claudio Portioli.