Descrever o talento de Gilberto Geraldo é um empreendimento mais que difícil. Suas obras possuem partes executadas com uma incrível minúcia. Além de desenhar magnificamente, possui o instinto da cor. O realismo em suas obras, bem como a capacidade psicológica e a habilidade ao restituir com poucos traços o caráter e a vitalidade das figuras e das paisagens por ele retratadas, constituem qualidades que o artista forma no seu estilo mais do que maduro.
Tudo na obra do artista reflete cultura, criatividade e amor pela arte. Em consequência, pode-se afirmar que se trata de um verdadeiro ícone na arte clássica da atualidade no Brasil e, por que não dizer, no mundo...
Dono de um desenho de alto nível, e dominando uma pintura altamente refinada, qualifica-o na arte dos grandes mestres, portanto, verdadeiro orgulho para o Brasil.
O elo entre o realismo, a capacidade de introspecção psicológica e a habilidade de restituir com alguns traços o caráter e a vitalidade de seus modelos humanos, bem como a profunda beleza de suas paisagens, constituem qualidades que o artista forma há vários anos e constituem o traço distintivo de seu estilo maduro.
Sua trajetória faz jus às suas múltiplas atividades de artista e mestre nas academias brasileiras onde conquistou a Grande Medalha de Ouro na 54º SPBA em 2013, sem falarmos da complementação de sua formação na renomada Academia de São Petersburgo e seu trabalho atual nos Estados Unidos.
Emanuel von Lauenstein Massarani
Crítico de arte e representante do IPH
Gilberto Geraldo