O abstracionismo nasceu da escolha dos artistas em negar a representação da realidade para realçar seus sentimentos através de formas, linhas e cores. Embora a arte seja interpretada a partir da intenção de cada artista, assim é com o pintor Edson Soares. Em suas primeiras pinturas não havia nenhuma abstração, mas, sim, uma tentativa de fixar as forças da natureza.
Em suas atuais obras, aparentemente abstratas, podemos dizer que ele pratica uma arte mais “Instintiva”, abrindo caminho a um solo muito fértil que lhe dará bons frutos.
Tanto na Europa quanto no Brasil, as ideias do abstrato puro foram aceitas bem mais tarde, embora se desenvolvessem em formas de grande profundidade artística, que abriram caminho para um solo fértil, em cuja presença, deu bons frutos.
Deslumbrante pelo frescor da inventividade frente à retorica pesada da pintura, as paisagens de Edson Soares antecipam uma estética cujo gosto se revelará atual, muitas décadas depois.
Emanuel von Lauenstein Massarani
Crítico de arte e representante do IPH
Edson Soares, pseudônimo de Edson Lemos Soares, nasceu em 1962 em Miraselva, Paraná. Em 1973, mudou-se para São Bernardo do Campo onde, em 1999, iniciou seu ateliê de pintura.
Autodidata, aprimorou suas técnicas na escola de artes da Associação de Funcionários Públicos de São Bernardo e com professores como Myriam Galli Fiorillo, Marcos Donizetti Attilio, Antônio Garcia Pascoal e Carmelo Gentil, onde recebeu um prêmio por composição.
Participou da Feira de Arte e Artesanato da Praça da República e realizou exposições individuais e coletivas em locais como o Espaço Cultural São Judas Tadeu, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo e o 18º Salão de Artes Plásticas de Itanhaém, onde recebeu uma medalha de prata.
Também criou um afresco de 8x9 metros na Igreja de São José, em São Bernardo do Campo, e suas obras estão em coleções particulares, além de instituições como o Circolo Italiano San Paolo, CRCSP, Pinacoteca de São Bernardo do Campo e o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, com obras no Brasil e no exterior.