Twitter Facebook Facebook
8 de fevereiro de 2018 - Ano 09 - Nš 464
Opinião
 

Boas-vindas ao novo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional
Meta é aumentar em mais 30% a participação dos profissionais nas atividades do CRCSP; sucesso está diretamente ligado ao nível de conhecimento


No informativo CRCSP Online dessa semana, fomos conversar com o nosso vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia. Além de registrar e fiscalizar, a entidade tem o papel de capacitar os profissionais, por meio da realização de atividades técnicas em todo o estado, e esse é o escopo desta pasta.

Confira o perfil de João Carlos Castilho Garcia, seus planos, projetos, metas e desafios.

Por que você escolheu a Contabilidade como profissão?
Sempre gostei muito de conhecer as organizações e isso "pesou" muito na escolha da minha profissão. Sempre entendi que a Contabilidade possibilitava acesso a todas as áreas da empresa e atuar em qualquer ramo de atividade. Isso, alinhado com a minha familiaridade com números, tenho certeza que fiz a opção certa para minha vida.

Qual é a sua formação na área contábil?
Sou contador formado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e também mestre em Contabilidade e Controladoria pela mesma instituição.

Descreva suas principais funções já exercidas
Atualmente sou vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, presidente do Conselho de Vogais da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) e diretor dos Conselhos Fiscais da Santa Casa de Misericórdia de Dois Córregos e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Já fui presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) na gestão 2011-2012 e professor em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Sou sócio da M/Legate – Perícias, Avaliações e Consultoria e chairman da Morison KSi para a América Latina. 

Comente suas principais experiências no mercado
Sempre trabalhei na área contábil e tenho ótimas experiências vividas em todas as empresas por onde passei. No início da minha carreira, atuei em uma multinacional na área de alimentos, em seguida, na auditoria interna de uma grande empresa alemã de produtos elétricos. Trabalhei também em uma empresa de auditoria e consultoria para, então, ser sócio da M/Legate, empresa na qual sou responsável pela área de Perícias e Avaliações, além de atender alguns clientes na área de contabilidade.

É a primeira vez que ocupa um cargo de vice-presidência no CRCSP. Como está se sentindo?
Tenho um grande desafio na minha vice-presidência de Desenvolvimento Profissional. A demanda por treinamentos e capacitações é enorme, pois o profissional sabe que o sucesso de sua carreira está diretamente ligado ao seu nível de aprendizado e conhecimento técnico. Estou trabalhando para contribuir de forma relevante, com o objetivo de propiciar que todos os profissionais registrados realizem atividades dentro do Programa de Educação Profissional Continuada. 

Como funciona o Programa de Educação Continuada?
Além de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o Sistema CFC/CRCs é responsável pela gestão do Programa de Educação Profissional Continuada, implantado em todas as regiões do país e coordenado por seus devidos Conselhos Regionais. O PEPC está fundamentado na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12 e consiste na realização de atividades, como palestras, fóruns, seminários e conteúdos à distância que são pontuados e visam atualizar e expandir os conhecimentos e as competências técnicas dos profissionais da contabilidade. Diversas categorias de profissionais são obrigadas, de acordo com a Norma, a participar do programa e atingir, no mínimo, 40 pontos por ano-calendário. Precisamos, portanto, conscientizar a todos sobre a importância do cumprimento do programa, mas ainda existem muitas dúvidas: Quem é obrigado a cumprir? Que atividades valem pontuação? Como funciona a pontuação? Onde e quais instituições oferecem as atividades que são pontuadas? Como consultar a pontuação? O que acontece ao profissional que não cumprir? Faremos um trabalho intenso de comunicação para disseminar essas informações, por meio de todos os canais do CRCSP e levaremos atividades para todas as regiões do Estado de São Paulo.

Nesse sentido, quais são as metas?
Temos como meta um aumento de mais 30% da participação dos profissionais nas nossas atividades, em 2018, considerando todo o Estado de São Paulo, com atuação conectada com as diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade. 

Os profissionais já podem realizar atividades?
Sim, claro! Dezenas de atividades já foram realizadas no interior e na capital e muitas outras já estão programadas e com inscrições abertas  no portal do CRCSP. Entendemos o desafio que é se deslocar numa cidade do tamanho de São Paulo, por isso faz parte do nosso planejamento, levar palestras para todas as regiões da capital: zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Central. No interior também estaremos em diversas cidades para que o profissional se desloque o menos possível para atualizar seus conhecimentos.

O Conselho também tem objetivos na área acadêmica?
O CRCSP realiza um trabalho intenso de relacionamento com as universidades do Estado de São Paulo que ministram cursos de Ciências Contábeis. A entidade se preocupa com a formação dos alunos – os futuros profissionais da contabilidade – e, por isso, sempre apresenta às instituições de ensino todas as ações do Conselho que contribuem para aumentar os conhecimentos dos estudantes. Diversas ações podem ser realizadas em conjunto com a academia, como:

- incentivar os jovens a se cadastrarem no portal do CRCSP  para que possam participar das palestras técnicas oferecidas pela entidade, de forma presencial e a distância;

- realizar palestras  para os estudantes, com conselheiros do CRCSP sobre as oportunidades da profissão contábil e outros temas contábeis;

- programar visitas  dos alunos à sede do CRCSP, para que tenham a oportunidade de conhecer seu futuro órgão de classe e participar da simulação de um Tribunal de Ética.

Como funciona o Cadastro de Estudantes?
Estudantes do curso de Ciências Contábeis de todos os anos e semestres podem participar de diversas atividades de educação continuada organizadas pelo CRCSP em todo o estado se tiver um cadastro ativo no Conselho. Para realizar esse cadastro, o estudante deve preencher a ficha cadastral  eletronicamente e anexar (upload) o comprovante de matrícula, expedido pela instituição de ensino, com data atualizada e mencionando o ano e semestre do curso de Ciências Contábeis.

Quais são as suas expectativas sobre a Contabilidade para os próximos anos?
A Contabilidade está no caminho que sempre acreditei. As funções manuais e operacionais estão desaparecendo e estamos ficando com a parte "nobre", voltada para os negócios, focada em análises e informações para a tomada de decisões. Num passado recente, as posições de direções nas empresas eram ocupadas por outros profissionais. Hoje é fácil encontrar CFOs e presidentes de empresas que são contadores e fizeram suas carreiras nesta área. Para melhorar, creio que a simplificação do sistema tributário ajudaria muito a Contabilidade, possibilitando que os profissionais se concentrem mais em temas gerenciais, ajudando no sucesso dos negócios.

Como perito, como visualiza o futuro dessa profissão? É um bom nicho de mercado?
A perícia contábil hoje é muito abrangente. O perito é procurado para compor a equipe técnica do cliente, como parte fundamental, juntamente com os assessores jurídicos e profissionais das áreas operacionais. Víamos a atuação anterior concentrada somente no momento da perícia judicial. O crescimento da arbitragem também tem gerado trabalhos de valor agregado para o perito contador. 

Você tem dois filhos seguindo seu caminho na Contabilidade?
Sim, com muito orgulho.  Minha filha mais velha, a Rafaela, de 19 anos, está na FEA/USP no terceiro ano de Ciências Contábeis. O Cassiano, de 17 anos, acabou de entrar também na FEA/USP, no mesmo curso. Minha família é predominantemente formada por advogados e não tem nenhum contador. Acho que estou formando a geração de contadores da família.

 
IOB SAGE CONTMATIC