Twitter Facebook Facebook
7 de fevereiro de 2019 - Ano 09 - Nº 515
Carreira
 

Ordem no trabalho
Como usar o método da especialista em organização, Marie Kondo, para ter mais leveza e sucesso


O ano já começou! Não vamos esperar o Carnaval para evoluir na carreira e fazer os ajustes necessários, certo? Sei que muitos profissionais ainda estão voltando de férias, os filhos retornando à sua rotina escolar, mas o clima de renovação deve perpetuar para que cada dia seja mais produtivo com novos aprendizados.

Em janeiro estreou no Netflix uma nova série chamada Ordem na Casa, da famosa especialista em organização Marie Kondo, autora do best-seller A Mágica da Arrumação, que nos inspira a começarmos o ano profissional de forma leve, organizada e descomplicada.

Uma rotina planejada abre espaço para o que realmente importa: melhor desempenho, produtividade, foco nos resultados, com menos estresse e mais eficiência. E como consequência, mais tempo para a família, atividades físicas e lazer. Kondo oferece algumas dicas adaptadas à vida profissional, que podem ajudar a concretizar as expectativas de um ano de sucesso e conquistas. Vamos conhecer?

Antes que possa fazer, visualize!

Reflita sobre qual o motivo que deseja se organizar. Ou seja, como quer se sentir quando entra na empresa e inicia a jornada de trabalho? Ou quando coloca a mochila nas costas e a rua é o seu local de trabalho? Suas intenções irão te ajudar a se comprometer com a sua palavra.

Simplifique as coisas

Que tal armazenar itens semelhantes juntos? Para descobrir o que deve ficar, descarte intencionalmente todo o papel que não tenha um propósito claro.

Temos três categorias: os materiais que precisam de ações imediatas, os que são necessários por um período limitado de tempo e os que precisam ser mantidos indefinidamente. Tente organizá-los em categorias simples e de alto nível.

Exemplo: “projetos ativos”, “administrativos” e “materiais de referência”. Uma mesa arrumada não significa trabalho organizado se não fizer o mesmo com os e-mails.

Fonte: Exame – Sofia Esteves.