Twitter Facebook Facebook
14 de março de 2019 - Ano 10 - Nº 519
Opinião
 

Agir com o coração, um verdadeiro ato de coragem
É preciso ter coragem para fazer a diferença no mundo, mas não aquela coragem agressiva que todos estão acostumados


Marcia Ruiz Alcazar*

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Essa frase da Madre Teresa de Calcutá deve servir de inspiração para todas as mulheres que em 8 de março são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher.

As contadoras brasileiras podem comemorar uma importante conquista desde o dia 7 de fevereiro de 2019. Até esse dia, o profissional, independente de gênero, era designado como contador. Atendendo reivindicações das profissionais, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, fez a entrega da primeira carteira com a designação contadora. Coube-me a honra de ser a primeira contadora brasileira a ter a nova carteira.

A partir de agora todas nós podemos usar a designação correta na carteira de identidade profissional do CRC como CONTADORA ou TÉCNICA em contabilidade. Para nós mulheres que já somos 47% da profissão, não é a conquista de uma simples letra A, mas tudo que está representado nesse momento, em que mais do que nunca, se faz necessário fortalecer a manifestação do feminino.

Sempre marcamos presença na Contabilidade, hoje em maior número, derrubando o mito de a contabilidade ser uma profissão para homens. O CRCSP foi criado em dezembro de 1946. Em 1947, o CRCSP registrou a primeira mulher profissional da contabilidade, Dvoira Nudelman.

Em 1958, o CFC aposentou o termo “guarda-livros”, como era designado o profissional da contabilidade, e passou a adotar o termo contabilista para “contador” e “técnico em contabilidade”. Em 1963, o CRCSP registrava sua primeira contadora, Maria Aparecida Nunes Leonel, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie.

No Brasil, atualmente somos 222.399 mulheres profissionais da contabilidade do total de 520.563 profissionais. No Estado de São Paulo, somamos 63.143 do total de 151.898 profissionais. Esse aumento de profissionais é reflexo da escolha da profissão: Ciências Contábeis é o 5º curso universitário mais buscado por mulheres, segundo pesquisa do Ministério da Educação (MEC).

Nas eleições do Sistema CFC/CRCs, realizadas em outubro de 2017, nós mulheres fomos candidatas em vários estados. E, pela primeira vez na história dos 27 Conselhos, fomos eleitas em sete deles: em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Roraima e Rio Grande do Sul.

No CRCSP, no Conselho Diretor, dos cinco componentes, duas são mulheres; eu sou a presidente e a conselheira Cibele Pereira Costa é a vice-presidente de Registro. Dos 72 conselheiros efetivos e suplentes, 15 são mulheres.

Em 2018, realizamos quatro edições do evento “Universo Contábil com Elas”, com o intuito de reunir profissionais mulheres, com conteúdo técnico focado no trabalho do dia a dia, dando condições de prepará-las para o mercado de trabalho. Profissionais homens também participaram desses eventos, porque são sempre bem-vindos a todas as nossas atividades. Em 2019 o “Universo Contábil com Elas” percorrerá as 25 cidades cujas delegacias do CRCSP são comandadas por mulheres.   

Assim também como serão bem-vindos os profissionais, empresários e estudantes de todos os gêneros para o Fórum Estadual da Mulher Contabilista que realizaremos concomitantemente com o Summit Contábil de Santos. O evento será no dia 15 de março de 2019, no Hotel Parque Balneário, na bela cidade litorânea.

O Summit é um encontro com painéis com os temas mais atuais e de maior interesse para a classe contábil. O evento vale 6 pontos para cumprimento da NBC PG (R3), norma de Educação Profissional Continuada. Se você ainda não se inscreveu acesse agora o site convecon.com.br e venha participar.

É preciso criar oportunidades para que as mulheres empreendedoras ocupem seu espaço e mudem o panorama de negócios. Acreditamos que a manifestação do feminino elimina barreiras e cria oportunidades para homens e mulheres juntos transformarem padrões sociais, econômicos e políticos.

É preciso também ter coragem para fazer a diferença no mundo, mas não aquela coragem agressiva que todos estão acostumados, me refiro a coragem sutil vinda do próprio significado da palavra “agir com o coração”, esse sim é o verdadeiro ato de coragem.

Ao homenagearmos as mulheres no dia 8 de março, desejamos além do amor, flores e respeito, que todos os direitos conquistados sejam fortalecidos. E que todos possamos seguir unidos pela paz, contra todas e quaisquer formas de violências, independente de gênero.

*Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo
CRCSP