Twitter Facebook Facebook
18 de abril de 2019 - Ano 10 - Nº 524
Opinião
 

Vice-presidente de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, fala da participação dos voluntários paulistas no PVCC
Observatórios Sociais fazem partem do Programa de Voluntariado da Classe contábil, do CFC


O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina, é o entrevistado desta edição do CRCSP Online. Neste bate-papo, Donizete mostra a importância do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e porque os profissionais da contabilidade devem usar seus conhecimentos no voluntariado. Leia a seguir.

O que é o PVCC?
O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) foi criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade. O programa está dividido em quatro subprogramas.

Quais são os subprogramas do PVCC?
O subprograma 1 é da Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais. Este programa tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais do Brasil (OSB) nos seus municípios. Os OS são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Diferente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OS agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos.

O Subprograma 2 é sobre Educação Financeira e tem uma ação voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas  ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

O Subprograma 3 – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso – visa, em primeiro lugar, a sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Em segundo lugar, tem por objetivo auxiliar as entidades a elaborar projetos adequados para se habilitar a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

O Subprograma 4 – Ações Locais de Voluntariado têm como objetivo recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Visa organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.

Quem é o representante do Estado de São Paulo no PVCC?
O conselheiro do CRCSP, Adriano Gilioli, é o coordenador do PVCC no Estado de São Paulo.

Qual é a comissão do CRCSP que atua nessa área?
É a Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal, que reúne conselheiros e colaboradores com o intuito de desenvolver ações sociais projetadas pela gestão do CRCSP.

Quais são os componentes da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal?
O conselheiro José Augusto Picão é o coordenador da comissão. O conselheiro Adriano Gilioli é o vice-coordenador; são membros os conselheiros Fernando de Almeida Santos, João Edison Deméo, Mariano Amádio e Manoel do Nascimento Veríssimo e são colaboradores Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e Gildo Freire de Araújo.

Qual a relação do OSB com o CRCSP?
O CRCSP apoia todos os Observatórios Sociais do Brasil (OSB) criados na capital e no interior de São Paulo e também incentiva os profissionais da contabilidade a atuar nos OS, pois temos conhecimento técnico e podemos ajudar na transparência das finanças dos municípios.

Quais são as ações desenvolvidas pelo CRCSP para incentivar a participação no OSB?
O CRCSP apoia integralmente a criação e o desenvolvimento do OSB no Estado de São Paulo. Temos um excelente relacionamento com o OSB-São Paulo e estimulamos os profissionais a participar dessa entidade em suas cidades. Vamos desenvolver um treinamento para os interessados o que, certamente, contribuirá para melhorias na sociedade.

Hoje, a Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal está atuando no sentido de ativar os 4.381 Inscritos no PVCC no Estado de São Paulo, sendo que desses 1.111 estão inscritos para atuar no Observatório Social; 1.398 estão inscritos na Educação Financeira; 624 estão inscritos na Doação ao Funcriança e Fundo do Idoso e 1.248 inscritos para as demais Ações Locais de Voluntariado. O desafio no momento é fazer contato com todos os voluntários inscritos no programa e fornecer informações, materiais e encaminhar para que cada voluntário possa atuar dentro do subprograma pelo qual optou. Embora isso seja um grande desafio a ser superado, com certeza estaremos trabalhando para ter pleno êxito e contribuir para que todos os subprojetos tragam benefícios para sociedade e engrandeçam mais ainda a classe contábil.