Twitter Facebook Facebook
9 de maio de 2019 - Ano 10 - Nº 527
Opinião
 

“O uso de aplicativos agilizam o atendimento e a informação aos profissionais da contabilidade”
Os apps do CRCSP podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store


A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, defende o uso da tecnologia pela Contabilidade. Nesta entrevista, ela fala dos aplicativos desenvolvidos pelo CRCSP e porque seu uso pelos profissionais, além de ser um recurso moderno, contribui para a agilidade e a informação no meio contábil.

A sociedade passa atualmente por uma revolução digital, no que é conhecido por mundo 4.0. A Contabilidade também está inserida neste contexto?
A presença da tecnologia sempre foi uma constante na área contábil. Desde a criação das primeiras máquinas contábeis, na década de 20, aos softwares contábeis, os recursos tecnológicos sempre foram aliados dos profissionais da contabilidade.

Com o desenvolvimento da inteligência artificial, big data, blockchain e outros modernos recursos para gestão de informações, o mundo passa hoje por uma nova revolução. E o profissional da contabilidade, como responsável pelo controle e gestão das informações de empresas e instituições, está cada vez mais inserido nesta nova realidade.

Os softwares contábeis estão evoluindo em uma velocidade impressionante e já permitem a automatização de tarefas mais rotineiras. Isto ocasiona uma mudança no perfil do profissional contábil, que pode se concentrar em funções mais gerenciais, o que nos coloca na liderança deste processo de transformação digital.

A atual gestão do CRCSP tem como princípios a inovação, a integração e a humanização, que são conceitos que se adequam a esta nova realidade digital. Que ações do CRCSP mais evidenciam estes princípios?
Adotamos, no início da nossa gestão, o lema “Movido por conquistas, inovando pela profissão”, que representa nossa proposta de continuidade aos avanços obtidos pelas gestões anteriores, mas também de progredir cada vez mais em benefício dos profissionais e da sociedade. Os princípios da inovação, integração e humanização derivam desta proposta e norteiam todas as nossas ações à frente do CRCSP.

Com a utilização da tecnologia, buscamos agilizar cada vez mais o atendimento e o registro dos profissionais da contabilidade, disponibilizamos plataformas de conteúdo a distância, para a promoção da Educação Profissional Continuada, e criamos canais que aproximam o CRCSP dos profissionais e facilitam o acesso aos serviços prestados pelo Conselho. Um exemplo desta inovação são os aplicativos do CRCSP, que buscam facilitar o dia a dia dos profissionais.

Já estão disponíveis os aplicativos CRCSP Mobile, que permite o acesso por dispositivos móveis a diversos serviços prestados pelo Conselho; Revista CRCSP, com notícias e entrevistas sobre os principais temas da área contábil; CONVECON, com informações sobre os Summits Contábeis e sobre a 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo, e o app CRC Digital, que é a versão eletrônica da carteira de identidade profissional. Os apps podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.

Como estes aplicativos auxiliam os profissionais no seu dia a dia?
Com o app CRCSP Mobile, os profissionais podem fazer a atualização das suas informações cadastrais no Conselho, podem se inscrever nas atividades de Desenvolvimento Profissional promovidas pelo Conselho, fazer a gestão da pontuação de Educação Profissional Continuada (EPC), podem agendar o atendimento presencial com hora marcada, acessar as notícias do CRCSP em tempo real, fazer a assinatura da Revista CRCSP e muitos outros serviços.

O aplicativo Revista CRCSP traz em primeira mão a mais recente edição da revista e todas as edições anteriores da publicação. Do seu celular ou tablet, você pode ler a Revista CRCSP e ficar atualizado com as principais novidades da profissão contábil.

O app CONVECON traz tudo que você precisa saber sobre os maiores encontros de Contabilidade do Estado de São Paulo: o Summit Contábil e a 26ª CONVECON. Além disso, o aplicativo permite o acesso gratuito à comunidade CRCSP Razão de Ser, um espaço para troca de informações e experiências, que une profissionais e estudantes com alguns dos maiores especialistas da área contábil.

E a mais recente novidade do Sistema CFC/CRCs, o aplicativo CRC Digital traz a versão eletrônica da carteira de identidade profissional. Caso não esteja com a sua carteira física em mãos, o profissional pode acessar o aplicativo e ter o seu documento de identificação sempre que precisar.

É relativamente comum vermos na imprensa notícias de que algumas profissões irão acabar e que retratam a tecnologia como uma adversária. Considerando a presença atual da tecnologia no nosso cotidiano, como você avalia estas afirmações? Este é um cenário provável para a área contábil?
As transformações sempre causam apreensão e dúvidas nas pessoas, mas se analisarmos a história da profissão contábil estes temores não se mostram verdadeiros. Como citei anteriormente, a tecnologia e a evolução são duas constantes na profissão contábil e, contrariando estas previsões pessimistas, fortaleceram cada vez mais o papel do profissional contábil na sociedade.

Mas a mudança de paradigma exige de nós uma postura proativa. Temos que nos atualizar e nos mantermos à frente desta evolução, tornando a tecnologia a nossa aliada, que nos permite atender cada vez melhor às necessidades dos usuários de nossos serviços.

Isto é o que o CRCSP busca continuamente e manteremos a inovação como princípio norteador das nossas ações.