Twitter Facebook Linkedin
11 de julho de 2019 - Ano 10 - Nº 536
Carreira
 

Como acordar cedo?
Confira agora estas cinco dicas

Para muitas pessoas, saber como acordar cedo consiste em um tremendo desafio. Mas quem tem esse costume, provavelmente, é mais proativo em comparação àqueles que deixam o despertador para tocar no último minuto possível.

Dessa forma, quem acorda mais cedo chega ao trabalho com mais entusiasmo do que aqueles que acabaram de acordar e realizaram a maior parte das tarefas no “piloto automático”.

Além disso, o tempo que se ganha pela manhã para solucionar problemas e colocar tarefas em dia não corresponde ao mesmo da noite. Durante a noite, normalmente, existem menores propensões das pessoas trabalharem efetivamente e com foco total. Conheça cinco dicas  de como acordar cedo!

1. Não use o botão soneca

Diversas pessoas têm o costume de apertar o botão “soneca” do despertador. Esse hábito precisa ser mudado, pois a serotonina, um neurotransmissor relacionado à sensação de relaxamento e bem-estar, é liberado no corpo no começo do sono.

Quando se aproxima a hora de acordar, muitas outras substâncias entram em jogo, por exemplo, a dopamina e a adrenalina. Elas transmitem um sinal para o corpo acordar e reduzem os níveis de melatonina.

Ao ficar acordando e dormindo novamente, você acaba ocasionando uma confusão química no seu cérebro, que pode causar dor de cabeça, mau-humor e, até mesmo, distúrbio mental no momento que você finalmente levanta da cama. Além disso, o sono em pedaços é muito superficial e faz com que você acorde exausto e irritado.

2. Encontre motivação para acordar cedo

Antes de levantar cedo, é essencial que você planifique o dia seguinte para que as coisas mais complicadas possam ser efetuadas de manhã. Dessa forma, você elimina a pressão para o final do dia. O período da manhã é o momento para realizar as tarefas com eficiência. Logo, quando você tem um objetivo, fica mais fácil acordar cedo.

3. Evite bebidas estimulantes à noite

Bebidas como refrigerante, chá, álcool, chocolate e café apresentam compostos que estimulam o sistema nervoso e o corpo humano, provocando agitação e interferindo no seu sono. A sua alimentação na parte da noite necessita ser bem leve, com redução de frituras, de molhos com pimentas e carnes gordurosas.

É importante destacar que quando você é capaz de elaborar um cardápio mais equilibrado, seu corpo tende a saber como acordar cedo e com animação. Seu organismo agradece, pois o sono chega com mais facilidade e o rendimento na parte da manhã fica potencializado.

4. Desligue as distrações

Hoje em dia, tanto a televisão quanto outros equipamentos eletrônicos podem ser programados para serem desligados em determinado horário. Desse modo, entenda essa prática como uma forma de respeitar o seu próprio corpo e seu planejamento. Quando você estiver desligado, seu sono pode se tornar mais tranquilo.

5. Não beba álcool exageradamente

Normalmente, quando uma pessoa consome bebida alcoólica em excesso pode ficar muito sonolenta. Porém, esse descanso não é nada tranquilo e não ajuda a recuperar energias.

É muito difícil acordar cedo depois de uma noite de festa, bebida e ressaca. Estas são algumas dicas para você saber como acordar cedo e com disposição para realizar as tarefas. Mas algumas delas podem não funcionar no seu caso. Assim, é importante tentar sempre algo novo e que combine com a sua rotina. Só não pode desistir rápido. As pessoas que conseguem acordar cedo conseguem tornar a manhã mais produtiva.

Fonte: Empregos.com.br.