Coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal, o empresário da contabilidade e conselheiro do CRCSP José Augusto Picão conta o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo na área social e porque o contador deve aderir ao voluntariado.
Confira, a seguir.
No dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntário. O que o CRCSP tem feito para incentivar o voluntariado?
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo possui uma Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal que trabalha no sentido de incentivar o profissional da contabilidade de São Paulo a ser voluntário e se cadastrar no Programa de Voluntariado da Classe Contábil. Temos realizado vários programas, entre eles a arrecadação de agasalhos todos os anos, fóruns do terceiro setor com palestras incentivando o profissional para atuar neste seguimento. Iniciamos agora mais uma ação social com o objetivo de promover a solidariedade no meio contábil e auxiliar centenas de famílias carentes, promovendo a doação de alimentos não perecíveis em todos os eventos promovidos por este Regional, entre outros.
O que é o PVCC?
O PVCC é o Programa do Voluntariado da Classe Contábil que existe no Sistema Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade para incentivar ações voluntárias por parte dos mais de 500 mil profissionais contábeis do Brasil, a fim de mostrarmos a força desta classe e que não contabilizamos somente números, mas também a solidariedade.
Quais são os subprogramas do PVCC?
No PVCC existem quatro subprogramas: o subprograma 1, que apoia os Observatórios Sociais dentro da Rede Nacional de Cidadania Fiscal; o 2, que trata de Educação Financeira; o 3, sobre destinação do IR devido aos Fundos da Criança, Adolescente e Idoso, e o 4, Ações Locais de Voluntariado.
Para qual subprograma o CRCSP tem recebido mais voluntários?
Existem profissionais cadastrados em todos os subprogramas, mas um número maior nos subprogramas voltados aos Observatórios Sociais e à Educação Financeira.
Como o contador pode participar do Observatório Social na sua cidade?
Basta comparecer à sede social do Observatório local e se apresentar como voluntário e, com certeza, receberá as orientações necessárias.
Você pode nos contar o que aconteceu com o Observatório Social em Ribeirão Preto?
O OSB de Ribeirão Preto nasceu de uma iniciativa de alguns auditores fiscais e de um grupo de contadores que foram buscar com o OSB do Brasil em Curitiba como desenvolver este programa na cidade. Buscamos insistentemente apoio em outras instituições (Associação Comercial, sindicatos, Ministério Público, Poder Judiciário, entre outros), e hoje está funcionando plenamente, ajudando o município a economizar recursos que sai do bolso do cidadão através dos tributos arrecadados.
Por que o cidadão deve ser um voluntário?
Em uma única palavra, ser voluntário é contribuir para as boas decisões no nosso país. |