Twitter Facebook Instagram Facebook
10 de outubro de 2019 - Ano 10 - Nº 549
Carreira
 

Você quer ser um empreendedor?
Como lidar com os medos que impedem de empreender

Empreender é uma opção saudável para grande parte dos profissionais e poderia ser uma alternativa para momentos de crise, onde as vagas de emprego são escassas. Infelizmente, a grande maioria nunca experimentará esta possibilidade profissional por diversos medos que sentem e não lhes permite seguir em frente.

O que os profissionais não sabem é que estes medos representam apenas aprendizados obtidos ao longo das suas vidas, absorvidos por anos em conversas com pais, amigos, professores, colegas de trabalho etc. Assim, frases ficam registradas em suas mentes, gerando medo, como:

  • Eu não tenho habilidade para empreender.
  • Se eu empreender posso perder todo o meu dinheiro.
  • É melhor ter um emprego seguro e repleto de benefícios do que ter um negócio próprio cheio de riscos.
  • Não vale a pena empreender devido a quantidade de impostos que se paga no Brasil.
  • Não tenho uma ideia de negócio para empreender.
  • Não sei vender e tenho medo de me autopromover.
  • Eu tenho conhecimento, mas não sou tão bom assim para construir um negócio.
  • Tenho medo de fracassar ou de ter muito sucesso.
  • Eu nasci para ser empregado e não para ser dono de empresa.
  • Baseado no meu passado, é impossível eu ter um negócio de sucesso.

Já atendi diversas pessoas com um desejo de empreender e construir a sua marca, mas que precisaram da ajuda porque havia medos, como os descrito acima, que as controlava. Caso você tenha interesse em empreender, mas esses medos atrapalham, vou dar algumas dicas:

1- A grande maioria dos seus medos não são reais
Todo medo é uma fantasia criada pela nossa mente para evitar que sigamos em frente e coloquemos em prática uma mudança em nossa vida. Todo cérebro funciona para nos manter em nossa zona de conforto e longe de mudanças grandes, principalmente porque a parte responsável pela criação do medo não possui a capacidade de analisar cenários futuros. Sendo assim, essa parte inconsciente do seu cérebro não consegue prever se a mudança será positiva ou negativa e, para evitar qualquer risco, cria o medo para que não prossiga.

Avalie se o seu medo é real. O medo de se pendurar em uma janela é real e envolve diretamente risco à sua vida, portanto este medo faz sentido e deve ser respeitado. Agora, o medo de empreender é real? Mesmo que já tenha tentado uma vez e não tenha tido sucesso, isso significa que não conseguirá no futuro? Qual a prova você tem de que não conseguirá ter sucesso empreendendo?

2- Entenda a origem destes medos
Como disse anteriormente, os medos são produtos de experiências vividas no passado. Um trauma pode gerar uma série de medos para que você nunca mais passe por uma situação parecida. Outros medos podem ser criados, simplesmente, pelas pessoas que nos rodeiam. Por exemplo: se você ouvir desde criança, dos seus pais, que empreender é muito arriscado e o correto é procurar um emprego público por ser mais seguro, poderá absorver esta ideia e produzir medos no futuro.

Para entender os seus medos, escreva quais possui e em quais situações ou com quais pessoas você aprendeu. Foi alguma experiência no passado que fez pensar assim? Foi algo que ouviu repetidas vezes? Ou foi algo que observou acontecendo com pessoas próximas? Agora, só porque aprendeu estes medos você precisa viver eternamente desta forma? Será que não consegue fazer diferente?

3- Aja, apesar do medo
O medo sempre estará presente em você. Ele possui a função importantíssima de mantê-lo vivo. Sendo assim, mesmo trabalhando determinados medos, entendendo as suas origens e que são apenas formas imaturas da sua mente lidar com o desconhecido, outros medos poderão aparecer. Você nunca será capaz de eliminar todos e essa tentativa é o maior erro que alguém pode cometer.

Portanto, aprenda a entrar em ação, independente do medo que sente. Empreenda em um cenário menor, com menos risco, investindo menos dinheiro, mas empreenda. Essa experiência é a forma mais eficaz de diminuir a sensação de medo e elevar a sua autoconfiança.

Obviamente, busque aprender a empreender! Empreender exige diversos conhecimentos e habilidades, principalmente sobre vendas e administração. Sem esses comportamentos estabelecidos, você trabalhará às cegas, tentando encontrar uma agulha no palheiro utilizando uma venda.

Fonte: Catho – Allan Lopes.