De forma a tecnologia está impactando na área de atuação dos profissionais da entidade?
Estamos no limiar da quarta revolução industrial e já se fala na quinta revolução industrial. Na verdade, vamos ter que lidar com as duas revoluções e com a tecnologia da informação. O profissional da contabilidade vai ganhar uma importância transcendental e a biotecnologia vem mudar completamente a vida do homem na sociedade.
O que vivenciamos é que a tecnologia veio com tanta velocidade de transformação que o profissional da contabilidade é atropelado por ela. Todo dia nos deparamos com mais um aplicativo, que imediatamente sobrepõe o anterior.
Portanto, se o profissional da contabilidade não estiver inserido nesse processo, outros farão em seu lugar e, consequentemente, será excluído do mercado.
Como o senhor vê o futuro da contabilidade nas suas áreas de atuação?
Somos contadores de priscas eras, tivemos a felicidade de passar por várias etapas de transformações nos processos da contabilidade. Só para resumir: escrita manual, depois eletromecânica, em seguida processamento de dados, computadores pessoais, disquetes, winchester, impressoras matriciais. Agora, estamos chegando aos sistemas integrados, onde muitas etapas são feitas sem a necessidade da operação humana. O futuro da contabilidade já está presente, é só assistir uma palestra sobre os Relatórios Integrados nas empresas, que dá para concluir como hoje o contador está inserido num contexto tão importante na dinâmica das organizações das empresas. O futuro já chegou.
Como entende a chamada contabilidade 4.0?
A contabilidade 4.0 nada mais é que a empresa sem papel. Esta etapa da evolução está em linha com a geração Y, que hoje está integrando o staff das empresas. Tudo é feito através de softwares, cujos arquivos estão nas nuvens, e usam muito a inteligência artificial por meio dos robôs que vão buscar nos diferentes arquivos já processados todas as informações para o complemento do trabalho que se está executando. Hoje temos softwares que, além de compilar todo esse emaranhado de processo, também fornecem indicadores e interpretação da evolução do negócio. A contabilidade 4.0 de 2020, se remetermos ao passado do Luca Pacioli, a 1594, realmente está muito diferente, mas sua essência é a mesma, débito/crédito – perda/ganho. Viva Luca Pacioli!
Por que participar da CONVECON?
Nós, que já participamos de várias convenções de profissionais da contabilidade, vemos a 26ª CONVECON com uma reunião de muitas celebridades de diferentes áreas, especialmente do mundo contábil, com uma grade de palestras proferidas por renomados especialistas, disseminando o conhecimento para o público contábil. Aquele profissional que está buscando uma atualização de seus conhecimentos, a Convenção é um rico foro do saber, sem contar com o networking que proporciona. |