Twitter Facebook Instagram Facebook
7 de novembro de 2019 - Ano 10 - Nº 553
Opinião
 

A tecnologia chegou aos trabalhos da perícia
O presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo, alerta para as fraudes do ambiente tecnológico

Nesta entrevista ao CRCSP Online, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, conversa sobre as inovações tecnológicas que também atingiram a área da perícia. Veja a seguir.

De forma a tecnologia está impactando na área de atuação dos profissionais da entidade?

Com relação aos peritos, a tecnologia tem impactado no dia a dia da nossa atividade, talvez ainda não na velocidade que em outras áreas. Em muitos tribunais já estão sendo implantando muitos processos online, hoje todo o acompanhamento de um processo é online.  As mudanças estão acontecendo e acontecerão não só na perícia, mas no ecossistema do Judiciário. Com o aumento da Inteligência Artificial, e algoritmos mais eficazes, tarefas automáticas e/ou repetitivas tendem a ser trocadas por máquinas.

Como vê o futuro da Contabilidade na sua área de atuação?

A tecnologia tem contribuído para o aumento de rentabilidade e competitividade entre as atividades do contador e do próprio perito, principalmente por propiciar um aumento de foco no processo de análise das nossas atividades.

Mas, além de benefícios, existem ameaças que precisam ser monitoradas, por exemplo, as fraudes que em um ambiente tecnológico são cada vez mais sofisticadas. Como robô não tem desvio de conduta, sempre tem um humano por trás, o  profissional da contabilidade também precisará ter uma visão ampliada sobre o comportamento humano.

Como entende a chamada contabilidade 4.0?

Entendemos que a contabilidade 4.0 se refere a repensar todas as nossas atividades de profissionais da contabilidade. Significa que o contador está diante de uma grande oportunidade, com essa revolução 4.0 as atividades rotineiras deixaram de existir e temos a possibilidade de nos tornar gestores, uma vez que números necessitam de análises. Além disso, em muitos casos, vemos os profissionais de tecnologia necessitando muito do suporte para entender o sistema contábil e financeiro de uma empresa e, nesse sentido, o contador tem todas as informações.