Twitter Facebook Instagram Facebook
30 de janeiro de 2020 - Ano 10 - Nº 563
Opinião
 

Entrevista com o vice-presidente de Registro, Mariano Amadio
Ele conta, com muito entusiasmo, seus planos para a gestão 2020-2021

Perito contábil judicial, diretor social do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba, membro do Conselho Fiscal da Inova (empresa gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba) e do Departamento de Responsabilidade Social do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)-Regional Sorocaba, o novo vice-presidente de Registro do CRCSP, contador Mariano Amadio, fala dos seus planos para a gestão 2020-2021. Veja a seguir.

Como está se sentindo ao assumir o novo desafio de gerir a área de Registro do CRCSP?

 Muito feliz e honrado por estar participando desta gestão 2020-2021, para poder compartilhar e contribuir para a valorização do profissional da contabilidade, deixar um legado para nossos jovens, estendendo um tapete vermelho na porta de entrada do futuro profissional e para, junto com os talentos de colaboradores, usufruirmos o lema muito oportuno “Unindo ideias e vencendo desafios”.

O que a Contabilidade significa para você e por que escolheu a carreira contábil?

Gosto muito dessa definição: “Contabilidade é vida, o resto são detalhes”. Sem dúvida foi a admiração desde jovem, quando percorria minha cidade, Sorocaba, e observava os escritórios localizados no centro trabalhando elegantemente, e era muito “chique”, que me fez inscrever no curso Técnico em Contabilidade, pois na época não havia na cidade o curso de Ciências Contábeis.

Como foi o início da sua vida profissional?

Foi muito prazeroso. Após fazer um teste de datilografia e uma redação, fui admitido no Banco de São Paulo S/A na função de contínuo. Era tudo o que eu queria. Passei a usar gravata todos os dias e curtir o centro da cidade. Oito meses depois, surgiu uma vaga para função de caixa executivo, fui promovido nessa função e, em dois anos, concluí o curso técnico contábil. Como caixa executivo, atendendo a uma jovem cliente que estava a serviço do seu pai, a conheci e namoramos. Somos felizes até hoje, eu e minha esposa Ema Verônica.

Com o registro de técnico contábil no CRCSP, três meses após, já orgulhoso com a carteira profissional de técnico em contabilidade, fui convidado a trabalhar no meu primeiro emprego como tesoureiro em uma empresa do ramo da aeronáutica em Sorocaba e, oito meses após, fui promovido ao cargo de técnico responsável pelo departamento contábil da empresa.

Chegou a Sorocaba o tão esperado primeiro curso de Ciências Contábeis e, uma vez aprovado no vestibular e seguindo quatro anos estudando, me tornei bacharel em Ciências Contábeis. Eu me sentia completo na minha profissão, pois assim pude ingressar no rol dos peritos contábeis. Começaria tudo de novo!
 
Como iniciou sua atuação nas entidades contábeis?

Graças ao saudoso contador, meu professor do curso técnico contábil, mestre Hermino de Oliveira, que me convidou a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba. Foram anos de grande aprendizado, momentos difíceis e de muita alegria, como diretor Secretário, tesoureiro e presidente em duas gestões.

Tive a honra de participar da fundação do Grupo do Interior, hoje denominado Associação Paulista Interiorana dos Profissionais Contábeis.

Eu me orgulho da primeira participação do Grupo do Interior na Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), na gestão 1986-1989, como vice-tesoureiro.

E muito honrado por estar conselheiro do CRCSP, a nossa casa do Contador.

Quais são as suas características de formação e pessoais que poderão contribuir para essa nova função?

Agradeço sempre a proteção divina; é muita graça. Agradeço aos conhecimentos e educação ao longo do tempo, pelos meus pais, minha família, Ema, minha esposa, meus filhos Flávia, Mariano Jr. e Gustavo, e meus diamantes, os netos João Guilherme, Cleiton, Enzo e Rafaela.

Pautado na responsabilidade, respeito, equilíbrio e ética, sempre curto muito a credibilidade, consideração e reconhecimento às entidades contábeis do nosso estado e também na profissão. É o que me motiva e na gestão 2020-2021, junto com os colaboradores, conselheiros, Conselho Diretor, nosso presidente, o contador José Donizete Valentina, seremos felizes com o lema muito oportuno “Unindo ideias e vencendo desafios”.

Que ações pretende colocar em prática para atingir seus objetivos?

 Atuar na capital e no interior do nosso estado, visando incentivar os aprovados nos Exames de Suficiência a efetuarem o registro no Conselho, bem como as empresas constituídas a se cadastrarem.

Vamos identificar os alunos já aprovados nos Exames de Suficiência e convidá-los a regularizarem o registro no Conselho, enviando ofício e apontando as vantagens da valorização profissional com o registro, um grande fator importantíssimo para atuar em diversas áreas da profissão. Esta é uma das maneiras de combate à concorrência desleal, elevando a nossa profissão ao handicap mais alto do nosso Brasil, com ética, transparência e responsabilidade social.

Que mensagem gostaria de deixar para os profissionais da contabilidade e estudantes?

O Brasil precisa urgentemente de cidadãos que executem e pratiquem a ética diariamente, tão desvalorizada nos dias atuais. Sejamos exemplos para nossos jovens profissionais, deixando um legado, e seremos sempre lembrados na família, nas entidades e pelos amigos. Finalizo com uma frase de autor desconhecido, que trago comigo: “Os homens passam, as entidades ficam”.

Um grande abraço a todos, sejam bem-vindos ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo!