Twitter Facebook Instagram Facebook
27 de agosto de 2020 - Ano 11 - Nº 591
Destaque
 

28 de agosto
Dia Nacional do Voluntariado

Em 28 de agosto é comemorado o Dia do Voluntariado e, nesta data, o CRCSP homenageia aqueles que realizam este importante exercício de cidadania. O voluntariado une profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que desempenham um papel ativo na transformação da sociedade.

A atuação voluntária dos profissionais contábeis em entidades sem fins lucrativos é essencial para que possam continuar a exercer suas funções e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, atendendo demandas sociais que não são plenamente assistidas pelos setores público e privado e promovendo acesso a direitos coletivos fundamentais.

Para incentivar a participação de profissionais da contabilidade em atividades de voluntariado o Sistema CFC/CRCs mantém o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Criado em 2008, o PVCC conecta profissionais que desejam participar de ações de voluntariado e entidades que necessitam destes serviços. No Estado de São Paulo, são 2.467 profissionais da contabilidade que participam como voluntários.

Saiba mais sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil no blog da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal.

Quer fazer o cadastro ?
Clique aqui.

O Terceiro Setor é composto por entidades sem fins lucrativos que fazem a prestação de serviços de interesse público, especialmente em áreas como educação, saúde e assistência social, entre outras. Por não terem como objetivo o lucro, estas entidades dependem da atuação voluntária de pessoas que se identificam com as causas defendidas.

Como posso ser voluntário?

Ninguém nasce voluntário, mas algumas qualidades são necessárias para se engajar. Veja as características de quem faz trabalho voluntário, arregace as mangas e seja feliz ajudando quem precisa.

  1. Saiba trabalhar em equipe: o trabalho voluntário é sempre feito em equipe, com pessoas que têm o mesmo propósito.
  2. Tenha iniciativa e saiba se comunicar: seja proativo, faça o que for preciso e se comunique para informar aos outros voluntários ou pedir ajuda.
  3. Seja motivado: voluntários são pessoas persistentes, com motivação natural.
  4.  Tenha empatia: saber se colocar no lugar do outro é reconhecer a humanidade nas pessoas.
  5. Seja comprometido: abrace uma causa pela qual queira atuar.