Twitter Facebook Instagram Facebook
24 de setembro de 2020 - Ano 10 - Nº 595
Por Dentro da Contabilidade
 

Sistema da Rais
Atualizada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulgou algumas atualizações relacionadas ao Sistema da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2019. As novidades são referentes ao uso dessas informações para habilitação do abono salarial. As mudanças atendem a uma solicitação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que, no dia 18 de setembro de 2020, informou à Secretaria a existência de problemas envolvendo os pagamentos dos abonos do PIS/Pasep para os empregados.

A partir das atualizações, que complementam o Ofício-Circular SEI n.º 2.214/2020/ME e o Ofício-Circular SEI n.º 3.339/2020/ME, novos vínculos foram inseridos e correções realizadas. Os ajustes se refletem na Consulta Trabalhador e na Consulta Declaração Rais, ano-base 2019, para empresas e Sistema Rais HOD.

Entre as modificações estão a inclusão de vínculos, fonte eSocial, de trabalhadores com vínculo em 2019, que foram desligados em 2020 e que não constavam no primeiro carregamento. O contribuinte também poderá encontrar as atualizações das remunerações enviadas pelo eSocial até o dia 17 de abril de 2020.

A Secretaria ainda esclarece que os arquivos atualizados foram transmitidos à Caixa Econômica Federal (CEF) e à Dataprev para realização de um novo processamento, que acontecerá junto à computação da RAIS extemporânea.

Os trabalhadores, com direito ao abono salarial e que não foram contemplados no primeiro processamento em função dessas situações, terão os benefícios disponibilizados junto à Rais extemporânea. Esse documento irá incluir, também, as informações recebidas após 17 de abril e entregues até 30 de setembro de 2020, seja por meio do eSocial ou do GDRais. O CFC destaca que o pagamento da Rais extemporânea ocorrerá a partir de 4 de novembro deste ano.

Fonte: Comunicação CFC – Lorena Molter.