Como faz todos os anos, o CRCSP mais uma vez participa da campanha Novembro Azul e, no mês internacional de prevenção ao câncer de próstata, realizará uma série de atividades sobre o tema, para orientar e conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A campanha Novembro Azul do Conselho é desenvolvida pela Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP.
O câncer de próstata é o segundo tipo de doença oncológica mais comum entre o público masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ele também é responsável por cerca de 28% dos óbitos entre os homens que desenvolvem neoplasias malignas, de acordo com o Ministério da Saúde.
Por ser uma doença que evolui, na maioria das vezes, de forma silenciosa nos períodos iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas perceptíveis, o que torna sua identificação ainda mais difícil. Por este motivo, é tão importante a realização de exames para sua detecção.
O diagnóstico realizado nos estágios iniciais da doença aumenta a efetividade do tratamento. Além disto, é importante manter hábitos saudáveis como forma de evitar esta e outras doenças.
Homens a partir dos 45 anos e que possuam fatores de risco ou que estejam acima dos 50 anos, caso não tenham estes fatores, devem se consultar com um urologista para saber mais sobre os exames disponíveis. |