Esses são alguns dos dados compartilhados por Érica Firmo, gerente de comunicação da rede profissional. Segundo a gerente, para quem quer mesmo um emprego, aqui vai a primeira dica: "Não basta ter um perfil pronto, cheio de experiência e de conhecimento. Você precisa de um plano de busca de emprego", conta ela.
Então, siga os passos simplificados a seguir para ajudar a encontrar seu próximo emprego pela rede social.
Primeiro, faça a checklist
Foto de perfil: sempre tenha foto! Ela também deve ser adequada para o cargo que você deseja, não vale colocar foto de óculos escuro ou na praia.
Título e resumo: coloque seu cargo atual ou especialidade no título e escreva um resumo da sua trajetória para se apresentar. Invista em palavras-chave, é assim que os recrutadores vão te encontrar.
Preencha 100% do perfil: mantenha o cargo atualizado (você tem oito vezes mais chance de visualização) e não se esqueça de colocar a instituição de ensino onde estudou.
Localização: coloque a cidade onde mora no perfil, isso aumenta em 23 vezes mais de seu perfil ser encontrado.
Habilidades: aqui vale garantir que preencheu todas as habilidades interpessoais, habilidades técnicas, trabalhos voluntários, certificados e idiomas.
Agora, a busca de emprego
Filtre os seus interesses de carreira: faça a candidatura certeira, não adianta mandar seu perfil para todas as vagas da plataforma.
Assina o alerta de vagas: no perfil, é possível fazer um filtro com as vagas e empresas que interessam. O LinkedIn avisa assim que a vaga é publicada.
Filtro de foto: o filtro "open for jobs", ou disponível para vagas, foi lançado em abril para ajudar quem foi demitido durante a pandemia. Quem usou o filtro nos últimos seis meses recebeu 40% mais mensagens de recrutadores e 20% mais mensagens de colegas de trabalho.
Explore o mercado: siga no LinkedIn a página das empresas para ficar atualizado e fazer seu plano de emprego.
Café virtual: acompanhe as empresas dos seus sonhos e profissionais dentro delas na área em que você gostaria de trabalhar. O LinkedIn é uma rede social e você pode chamar os outros para um café virtual de relacionamento.
Fonte: Exame – Luísa Granato. |