Twitter Facebook Instagram Facebook
13 de maio de 2021 - Ano 12 - Nº 625
Carreira
 

Micropausas ajudam a combater o cansaço
E mantêm a produtividade

O cansaço no trabalho é tema recorrente das conversas entre amigos e colegas de escritório. Muito tempo em frente à tela nesta pandemia, grandes demandas e todo o contexto imposto pela Covid têm aumentado essa sensação de esgotamento, levando, inclusive, a mais casos de transtornos ligados à saúde mental, como estresse e ansiedade.

Uma nova pesquisa, feita na Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revela que micropausas ao longo do dia podem ajudar funcionários cansados a se recuperar e se envolver melhor com o trabalho.

As micropausas consistem em intervalos curtos, voluntários e improvisados durante a jornada de trabalho. Pode ser um pequeno intervalo para um lanche, conversar com alguém, fazer um breve alongamento ou até preencher algumas palavras-cruzadas.

Sophia Cho, coautora do estudo e professora assistente de Psicologia na Universidade do Estado da Carolina do Norte, diz que a micropausa é, por definição, curta, mas que um intervalo de cinco minutos pode ser excelente se feito no momento certo. "Nosso estudo mostra que é do interesse da empresa dar autonomia aos funcionários para que façam micropausas quando necessário", afirma. "Isso ajuda a gerenciar com eficácia sua energia e se envolver em seu trabalho ao longo do dia."

O novo estudo é baseado em duas outras pesquisas que exploraram questões relacionadas à micropausas no trabalho. Essas pesquisas tinham como objetivo melhorar a compreensão de como as pessoas aumentam ou mantêm seus níveis de energia ao longo do dia para se engajar no trabalho mesmo quando começam o dia já exaustas. Os estudos também examinaram quais fatores interferem no fato de as pessoas fazerem ou não micropausas e o que elas fazem nesses pequenos intervalos.
 
O primeiro estudo envolveu 98 pessoas nos Estados Unidos, que preencheram questionários por dez dias úteis seguidos de manhã e ao final do expediente. O segundo estudo reuniu 222 trabalhadores da Coreia do Sul. Esses profissionais preencheram três pesquisas diariamente por cinco dias úteis, uma de manhã, outra após o almoço e mais uma ao final da jornada de trabalho.

Os dois estudos tentaram coletar dados sobre a qualidade do sono dos participantes, níveis de cansaço e o engajamento com o trabalho, além das experiências no ambiente corporativo naquele dia. Nos estudos, os pesquisadores analisaram os dados das pesquisas com ferramentas estatísticas para examinar as flutuações do dia a dia na qualidade do sono, fadiga, comportamento no trabalho e envolvimento em vários tipos de micropausas.
.
Os resultados foram diretos, segundo os pesquisadores. Nos dias em que as pessoas já estavam cansadas ao chegarem ao trabalho, elas tendiam a fazer os microintervalos com mais frequência, e fazer as pausas ajudou os trabalhadores a manterem seus níveis de energia. Isso, por sua vez, os ajudou a atender as demandas de trabalho e se envolver melhor com as atividades profissionais. "Basicamente, as micropausas ajudam a gerenciar seus recursos de energia ao longo do dia, e isso é particularmente benéfico nos dias em que você está cansado", diz Sophia.

Mais uma conclusão dos pesquisadores é que as pessoas são mais propensas a fazerem as micropausas quando sentem que seus empregadores se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus trabalhadores. "Quando as pessoas pensam que seu empregador se preocupa com sua saúde, elas se sentem mais capacitadas para tomar decisões livremente sobre quando fazer os microintervalos e que tipo de pausas usar", diz Sophia. "E isso é bom tanto para o empregador quanto para o empregado."

Fonte: Valor Econômico – Adriana Fonseca.