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3 de junho de 2021 - Ano 12 - Nº 628
Carreira
 

Dar voz aos funcionários em cenários de mudança aumenta a resiliência, diz estudo
Ajuda também a compensar queda de produtividade

Não vale só para o momento de enfrentamento da pandemia. Em cenários em que equipes são expostas a mudanças que alteram repentinamente a forma como trabalham, garantir um espaço onde as pessoas se sintam confortáveis em expressar ideias e preocupações é crucial. Aumenta a resiliência, e também ajuda a compensar uma queda de produtividade que ocorre enquanto os times processam "o choque" da mudança, afirma uma pesquisa recente da Robert H. Smith School of Business, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores avaliaram o desempenho de 172 equipes que atuam com produção e realizaram entrevistas com 88 delas. Nos experimentos que fizeram com algumas equipes, eles pediram aos gestores para estimular as pessoas a se expressarem; para criarem espaços onde elas fossem ouvidas; para reconhecer ou premiar quem fala. Quando as três ações ocorriam, os pesquisadores afirmaram que o desempenho era maior, em comparação ao obtido pelos times que não sofreram essa intervenção. "Não apenas para evitar que a produtividade, após o choque da mudança despencasse ainda mais, mas também para que se recuperassem mais rapidamente", afirmou Subra Tangirala, coordenador do departamento de gestão da escola, em nota.

Dar voz às pessoas, concluíram os pesquisadores, é fundamental para demonstrar resiliência quando as equipes precisam lidar com uma mudança — seja uma pandemia, que alterou substancialmente o trabalho e a rotina ou por novos cenários que surgiram com uma fusão ou aquisição, por mudanças de sistemas ou entrada de novas tecnologias na rotina de trabalho.

Há dois tipos de "fala", porém, que influenciam, e que os gestores deveriam olhar na hora de estimular um ambiente de escuta ativa. A primeira é aquela que expressa preocupações das pessoas e é importante ser fomentada logo após "o choque da mudança", quando as equipes estão absorvendo-o. Ao expressar essas preocupações nesse momento, as pessoas podem gerenciar melhor seus erros e, no geral, a queda no desempenho dos times é contida.

A segunda envolve as pessoas trazendo à tona novas ideias para o funcionamento e dinâmica de trabalho da equipe, o que ajuda a melhorar o desempenho na fase de adaptação e recuperação, aumentando inclusive a inovação no médio prazo. Ambas são fundamentais para trazer a produtividade de volta após as equipes serem impactadas por uma mudança, diz a pesquisa.

O estudo foi conduzido por Tangirala e Alex Ning Li, pesquisador da Texas Christian University, e foi publicado no "Journal of Applied Psychology".

Fonte: Valor Econômico – Bárbara Bigarelli.