Twitter Facebook Instagram Facebook
21 de dezembro de 2023 - Ano 14 - Nº 759
Carreira
 

Como fazer uma reflexão sobre 2023
E planejar 2024

Em 2023, minha tradicional pausa para reflexão de fim de ano foi diferente das anteriores. Foi uma reflexão pública, em voz alta, provocada por um convite do Valor para falar a um grupo de mulheres CEOs e empreendedoras, em um evento promovido pela primeira vez pelo jornal.

Passei a semana pensando no que iria dizer, no que poderia de alguma forma fazer diferença para um público tão importante e interessante. Também me perguntei por que eu deveria estar ali. E o primeiro impacto que tive aconteceu logo que entrei na sala, quando enxerguei na plateia pessoas que haviam feito parte de diferentes fases da minha vida. Mulheres com quem, juntas, ajudamos outras pessoas a compreender cenários, mulheres com quem pude contribuir com o seu autoconhecimento para que tomassem decisões importantes em suas vidas, e outras com quem, de uma forma ou de outra, tive uma troca de impacto em algum momento.

A elas, abordei questões relacionadas a causa, propósito e liderança cidadã, temas frequentemente explorados nesta coluna. Permiti-me discorrer sobre esses conceitos fundamentando-me em minha trajetória pessoal, revelando como descobri minha própria causa por meio de reflexões constantes. Compartilhar meu desenvolvimento com aquelas líderes ali presentes, que conviveram comigo e contribuíram para o meu crescimento, foi um privilégio. Senti como se estivesse revisitando minha história por meio de novas lentes.

Mas, afinal, o que é essa reflexão que há tempos proponho na minha última coluna do ano?

Por curiosidade, fiz essa pergunta a um site de inteligência artificial e resolvi compartilhar aqui a resposta: “Reflexão é o ato de pensar, ponderar ou meditar sobre algo. É a capacidade de analisar e avaliar uma situação, ideia ou experiência buscando compreender seus significados, consequências e possíveis aprendizados. A reflexão envolve um processo de introspecção, no qual se questiona, observa e examina diferentes perspectivas a fim de obter uma compreensão mais profunda e crítica sobre determinado assunto. Através da reflexão, é possível desenvolver o autoconhecimento, aprimorar habilidades de pensamento crítico e tomar decisões mais conscientes e fundamentadas.”

O fim do ano é sempre um bom momento para essa pausa, por representar o encerramento de um ciclo. Se você não tem esse hábito, recomendo que experimente. Proponho reservar um momento para refletir sobre o que você viveu neste ano e te fez crescer, o que você quer fazer no próximo ano, que obstáculos e fantasmas precisa reconhecer e enfrentar para poder crescer - e assim por diante.

Se não sabe por onde começar, deixo aqui algumas sugestões que podem trazer respostas importantes para suas ações em 2024: o que você fez em 2023 que impactou o ambiente onde está inserido? Você exercitou o ato de perdoar? Ouviu com interesse a história de vida de seus parceiros de trabalho? Escutou as questões de seus familiares? Como você percebe o impacto transformador de sua liderança no ambiente?

Essas perguntas vão muito além de uma lista de desejos para o ano novo. Elas nos ajudam a olhar para as nossas causas e entender que papel queremos ocupar no espaço que nos cabe, para então traçarmos os planos para enfrentar 2024 e as complexidades que certamente virão.

Fonte: Valor Econômico – Vicky Bloch.