Twitter Facebook Instagram Facebook
25 de abril de 2024 - Ano 15 - Nº 775
CRCSP Notícias
 

Destinação do Bem
Confira a cartilha do CRCSP sobre destinação solidária do IR

Até 31 de maio, os contribuintes deverão entregar a declaração de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Além de uma obrigação legal, este período é também uma oportunidade para ajudar projetos sociais de seu município, com a Destinação do Bem, que é o direcionamento de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

Até o último dia de entrega da declaração podem ser destinados até 3% do valor devido ou do valor a ser restituído para ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e outros 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A opção pela destinação pode ser feita na própria declaração e o valor retorna ao contribuinte, sendo abatida do valor devido ou acrescida da restituição a receber.

Apesar de a destinação ser uma forma rápida, fácil e sem qualquer ônus para o contribuinte de ajudar projetos sociais de sua cidade, estimativas da Receita Federal apontam que apenas 3% dos contribuintes realizam este exercício de cidadania. Neste cenário, o profissional da contabilidade pode fazer a diferença e orientar seus clientes sobre esta possibilidade.

Para levar informações aos profissionais contábeis e auxiliar os contribuintes, o CRCSP publicou a cartilha Destinação do Bem, com o passo a passo da destinação e respostas para as principais dúvidas sobre o tema. O material está disponível gratuitamente no portal do CRCSP.