Aprovado em março deste ano, o projeto que prevê novas diretrizes para o curso de Ciências Contábeis promete uma nova forma de interação entre os futuros profissionais da contabilidade com a sociedade, com as empresas e com as demandas que estão surgindo no mercado de trabalho, como o uso de novas tecnologias e formas de tributação na era digital, exigência de soft skills e desenvolvimento sustentável, para citar algumas.
As novas diretrizes, promovidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e sancionadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), incluem o estágio obrigatório, tornam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) opcional e visam à formação de profissionais capazes de ajudar as organizações, públicas e privadas, em seus processos de tomadas de decisões e análise de dados críticos e de ESG, indo além do setor financeiro das empresas. Porém, tais mudanças não irão acontecer sem a participação direta das entidades contábeis e educacionais, assim como dos estudantes de Ciências Contábeis.
Para falar sobre as novas diretrizes do curso de Ciências Contábeis, a importância dessas mudanças para os futuros profissionais e os desafios de implantá-las, o podcast "Contabilidade – Essencial Hoje, Amanhã e Sempre", do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), conversou com três agentes envolvidos nesse processo: o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ex-presidente do CRCSP na gestão 2020-2021, José Donizete Valentina; o fundador e presidente do Conselho de Administração da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan, e Stephanny de Jesus Passos, estudante da Fecap.
O podcast do CRCSP vai ao ar mensalmente com os principais desafios e oportunidades da área contábil. O programa está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Pocket Casts, Breaker e no portal do CRCSP. |