O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) apoia a campanha Maio Amarelo 2025, um movimento internacional de conscientização para a segurança no trânsito, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas estradas e vias urbanas.
Maio Amarelo 2025: Desacelere. Seu bem maior é a vida
Criado em 2014, o Maio Amarelo é uma iniciativa que une poder público, iniciativa privada e sociedade civil em torno de uma única causa: reduzir o número de acidentes de trânsito.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,19 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito. As lesões no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. Além disso, 92% das mortes nas estradas ocorrem em países de baixa e média renda, embora esses países tenham cerca de 60% da frota mundial de veículos. Mais da metade das mortes envolvem usuários vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas. Em resposta a esse cenário, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu a meta de reduzir pela metade o número global de mortes e ferimentos no trânsito até 2030.
A campanha deste ano propõe uma reflexão sobre como a velocidade e a pressa impactam o comportamento das pessoas no trânsito, incentivando atitudes mais conscientes e cuidadosas.
Ao apoiar o Maio Amarelo, o CRCSP reafirma seu compromisso com causas que impactam diretamente a sociedade. Conscientizar sobre a segurança no trânsito é valorizar a vida e promover a responsabilidade coletiva.
Ao apoiar o Maio Amarelo, o CRCSP se une a um movimento que valoriza a vida e chama a atenção para a necessidade de escolhas mais responsáveis no trânsito. |