![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
8 de maio de 2025 - Ano 16 - Nº 828 |
![]() |
![]() |
CVM divulga Ofício Circular Anual sobre atuação do auditor contábil independente |
A Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, em 5 de maio de 2025, o Ofício Circular CVM/SNC/GNA 1/2025. O documento é o ofício anual da área técnica, encaminhado aos auditores independentes com registro ativo na CVM, e lista pontos relacionados ao cadastro junto à CVM, à atuação no mercado de valores mobiliários e à aplicação das normas profissionais de auditoria contábil independente na execução dos trabalhos. "A figura do auditor independente é um elemento imprescindível para a credibilidade do mercado de capitais, e instrumento de inestimável valor na proteção dos investidores. Diante disso, trazemos neste Ofício Circular os principais pontos de atenção a serem observados por esses profissionais em suas atividades, em linha com as normas desta Autarquia", esclarece Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC/CVM). Infoaudi é um dos destaques do documento Dentre as novidades trazidas no Ofício, estão as orientações aos auditores para a utilização do novo sistema de Cadastro de Auditores (Infoaudi). Lançado em junho de 2024, o Infoaudi prevê a utilização do sistema para atualização de dados e informações diretamente pelos auditores, que também podem anexar os documentos exigidos pela Resolução CVM 23. Algumas das informações apresentadas sobre o assunto são:
"Este sistema trouxe mais agilidade no processo de atualização das informações e melhor checagem dos dados pelos próprios usuários. Compilamos orientações relevantes sobre o assunto no Ofício Anual, a fim de esclarecer eventuais dúvidas que ainda existam e reforçar a atenção a este assunto pelos auditores independentes registrados na CVM”, disse Madson Vasconcelos, gerente de Normas de Auditoria da CVM. Orientações sobre execução dos trabalhos e documentação de auditoria O Ofício Circular Anual da SNC também reforça os fundamentos que orientam as ações da CVM sobre a auditoria independente no âmbito do mercado de valores mobiliários. Temas relacionados à execução dos trabalhos e documentação de auditoria são abordados no documento, com base no trabalho de supervisão realizado pela área técnica. Dentre os tópicos, estão:
Temas como protocolo digital, comunicações relativas ao art. 24 da Resolução CVM 50 e principais assuntos apontados nos últimos anos pelo Ifiar (International Forum of Independent Audit Regulators) também integram o documento. Mais informações Fonte: Comissão de Valores Mobiliários. |
![]() |