Twitter Facebook Instagram Facebook
22 de maio de 2025 - Ano 16 - Nº 830
Por Dentro da Contabilidade
 

Receita acolhe requerimento do CFC e da Fenacon
Simples Nacional terá novo prazo

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) protocolaram , no dia 20 de maio de 2025, um ofício junto à Receita Federal do Brasil requerendo a prorrogação dos prazos para entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, bem como dos tributos empresariais do Simples Nacional e obrigações acessórias com vencimento na data.

As entidades justificaram o pedido com base na instabilidade apresentada pelos sistemas da Receita ao longo do dia, especialmente o eCac.

A Receita informou que as obrigações do Simples com entrega no dia 20/5 serão prorrogadas e em breve informará a nova data. A declaração do IRPF segue com prazo até 30 de maio.

Tão logo o órgão delibere sobre a nova data para o Simples, CFC e Fenacon darão ampla publicidade à resposta em seus canais oficiais de comunicação. 
Recomenda-se que os profissionais contábeis aguardem a nova Instrução Normativa da Receita para emitir Darf.

Fonte: Comunicação CFC/Fenacon.