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17 de julho de 2025 - Ano 16 - Nº 838
Carreira
 

Como falar bem e ser convincente no trabalho?
Veja dicas de oratória

Já travou em uma apresentação de trabalho? Ou precisou vender um projeto para seu chefe e não conseguiu transmitir a ideia que queria?

A comunicação é uma das "soft skills" (habilidades socioemocionais, em português) mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Por isso, a edição de hoje traz dicas de oratória para que você sinta mais segurança ao se comunicar.

"Em toda profissão, falar bem é um diferencial, porque não basta você ser muito bom, você precisa aparentar ser bom", explica Jacqueline Sobral, professora de oratória da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Hoje, as pessoas lidam com sobrecarga mental e excesso de informação, complementa Sobral, então é essencial transmitir a mensagem de uma forma que chame a atenção do outro.

E com o avanço da inteligência artificial... A boa comunicação é um diferencial, argumenta Giovanni Begossi, advogado e bicampeão do Campeonato Nacional de Oratória.

"A IA não consegue ser efetiva na habilidade de inspirar, de liderar, de emocionar, porque pessoas se conectam com pessoas", explica.

Tá, mas por onde começar? Begossi divide a comunicação em três Cs: confiança, clareza e convencimento. Entenda melhor:

1. Confiança. É sobre perder o medo, a ansiedade, a timidez, o medo de julgamento, e realmente conseguir falar com segurança, diz o especialista.

Perder a vergonha é o primeiro passo. E isso vem com a prática. "Seu cérebro tem medo do desconhecido e te coloca em estado de alerta. [...] Falar em público precisa se tornar uma atividade familiar, algo normal, aí você vai performar melhor", explica Begossi.

Então, agarre toda oportunidade de treinar oratória. Seja fazendo uma pergunta em um congresso ou evento, ou se voluntariando para uma leitura.

2. Clareza. É falar com boa dicção, sem vícios de linguagem, sem ser prolixo e com vocabulário simples, afirma o especialista.

Evite falar de forma muito complicada, com termos técnicos que podem ser desconhecidos pelas pessoas que te ouvem. Reduza sua mensagem na forma mais básica possível.

3. Convencimento. É nesta etapa que entra um dos conceitos importantes da oratória: a persuasão. Basicamente, é a capacidade de criar vínculos com a pessoa que está ouvindo, explica Jacqueline Sobral.

Isso convence as pessoas a fazer o que você quer que elas façam, complementa Begossi. Seja comprar um produto, investir na sua ideia, te dar um aumento...

Dicas

Não subestime a importância da preparação
Estude o tema sobre o qual vai falar. No caso de uma apresentação, ensaie com antecedência e teste os slides.

"Que tal escrever possíveis dez perguntas que o público vai fazer e pensar com antecedência nas respostas delas?", sugere Begossi.

Evite, porém, escrever o discurso ou um texto literal do que você pretende falar. Isso pode confundir mais caso você esqueça uma parte, e vai ser difícil retomar a linha de raciocínio.

Resuma sua ideia central

Isso vale para uma apresentação, para um pedido de aumento ou para uma entrevista de emprego. Identifique a ideia-chave que você quer defender naquela situação, orienta Sobral. Ter clareza disso vai ajudar muito caso bata o desespero.

Saiba ouvir o outro

Você só vai ser capaz de falar bem se tiver uma escuta atenta, aponta a professora da FGV. Busque sinais de interesse no seu interlocutor.

"Em uma apresentação, observe se essas pessoas estão demonstrando atenção. De repente, surgem perguntas que mostram no que, de fato, elas estão interessadas", diz Sobral.

É por isso que uma apresentação precisa ser planejada, mas é necessário ter jogo de cintura para mudar o caminho no meio, se for necessário.

Atente-se à postura corporal

O conteúdo é fundamental, mas o jeito que você o transmite também é importante, de acordo com Sobral. Gesticular, por exemplo, ajuda a enfatizar o que está sendo dito.

No trabalho remoto, o cuidado deve ser redobrado. Enquadre sua câmera em uma chamada de vídeo, sente-se corretamente na cadeira e não fique olhando para baixo enquanto fala.

Fale de forma entusiasmada

Esse é o truque para reter a atenção das pessoas. O americano Dale Carnegie, professor de locução e oratória, classifica a empolgação como a parte mais importante da fala.

No livro "Como falar em público e encantar as pessoas" (ed. Sextante, 208 pág., R$ 29,99), um dos ensinamentos de Carnegie é que "é mais difícil surgirem argumentos contrários ao seu se você falar com paixão e um entusiasmo contagiante". Trago um trecho da obra: "Prepare-se para aproveitar a apresentação que está prestes a fazer [...] Esse é um momento feliz, não uma oportunidade de corrigir erros, sejam eles reais ou imaginários. Você terá tempo para fazer isso depois. Neste exato momento, deixe os pensamentos e as emoções de sua apresentação tomarem conta de você. Não permita que detalhes sem importância atrapalhem seus sentimentos. Deixe sua empolgação se manifestar."

Quer se aprofundar no tema? Sugestões de livros indicados por especialistas:

Como convencer alguém em 90 segundos, Nicholas Boothman, Universo dos Livros, 264 pág., R$ 49,90;

Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie, ed. Sextante, 256 pág., R$ 34,99;

As armas da persuasão, Robert B. Cialdini, ed Sextante, 304 pág., R$ 32,99;

O poder da presença, Amy Cuddy, ed. Sextante, 256 pág., R$ 34,99;

Apresentações brilhantes, Susan M. Weinschenk, ed. Sextante, 288 pág., R$ 99;

Palavras mágicas, Jonah Berger, HarperCollins, 256 pág, R$ 49,90.

Fonte: Folha de S.Paulo – Gabriela Bonin.