Aprender um idioma novo pode ser difícil em meio a uma rotina agitada, além dos gastos com aulas e materiais. No entanto, a inteligência artificial (IA) pode se tornar uma aliada dos estudos e do bolso, desde que utilizada de forma assertiva.
Plataformas como ChatGPT possuem diversas ferramentas para ajudar em exercícios de conversação, gramática e interpretação de texto. Estudar 15 minutos todos os dias, em várias plataformas ou apenas uma, já faz uma grande diferença no aprendizado.
Assim como utilizar IA para se organizar financeiramente, a tecnologia consegue otimizar seu aprendizado de uma língua nova com os comandos, ou prompts, certos. Enviar prompts assertivos e objetivos para a sua necessidade trazem melhores resultados.
Como usar a IA para aprender um idioma: falar uma nova língua
Plataformas como ChatGPT, Langua e TalkPal, por exemplo, simulam conversas, corrigem erros em tempo real e explicam vocabulário. Já se você quer focar em melhorar a pronúncia, ritmo e entonação, o ELSA Speak funciona como um fonoaudiólogo digital para auxiliar.
É importante lembrar que comandos simples como “desejo falar em inglês” não trazem estratégias interessantes para compreender um idioma. Quando treinar conversas com IA, lembre-se de colocar um contexto do seu nível de conhecimento da língua e o tema desejado.
Escrever no idioma novo
LanguageTool, Claraíba e Escreva.AI conseguem dar sugestões de como melhorar textos simples e também acadêmicos. É possível solicitar a revisão de textos em outros idiomas.
No entanto, não confie somente no corretor da IA e se atente a erros na interpretação ou traduções literais.
Treino da escuta
Além da pronúncia, compreender diferentes formas de conversas ajuda no aprendizado. Ferramentas como o YouGlish e DeepL Listen facilitam o entendimento, além de transcrever e traduzir áudios em tempo real com IA.
Nesse caso, um prompt prático seria: “Preciso que você seja meu professor de inglês. Leia o texto abaixo em velocidade natural, depois faça perguntas sobre ele e me ajude a responder com minhas próprias palavras”.
Cinco prompts para treinar idiomas
“Sou estudante iniciante de espanhol. Preciso que você atue como um professor paciente e me ajude a treinar diálogos em aeroportos”.
“Enviei para você um texto sobre (tema específico) em inglês. Corrija meus erros e explique o vocabulário no final”.
“Sou iniciante em francês. Você é meu professor. Me ajude a treinar apresentações de dois minutos sobre meu trabalho. Corrija meus erros e sugira melhorias de fluência”.
“Estou indo a Roma. Atue como um guia local e simule um diálogo de check-in no hotel com expressões locais. Depois, me ensine o vocabulário usado”.
“Desejo treinar para uma entrevista de emprego em inglês para a vaga de gerente de marketing. Você é o entrevistador estadunidense. Me faça perguntas e avalie minhas respostas pela pronúncia, interpretação e foco na questão central”.
Fonte: InfoMoney – Camila Lutfi. |