Twitter Facebook Instagram Facebook
7 de agosto de 2025 - Ano 16 - Nº 841
Destaque
 

Apuração de haveres: a Contabilidade como instrumento técnico e estratégico
Ouça o novo episódio do podcast do CRCSP

Quando um sócio se desliga de uma empresa, por qualquer motivo, um novo capítulo se inicia na história daquela sociedade. Seja por vontade própria ou por exclusão, causados por desentendimentos, falecimento ou outras circunstâncias, é comum que esse momento gere incertezas e conflitos. E é neste contexto que entra um processo essencial para preservar justiça, segurança jurídica e equilíbrio patrimonial: a apuração de haveres que é a essência jurídica do bem da vida do sócio, com as necessárias metodologias qualificadas que definirão o quantum econômico daquele bem.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mais de 70% das empresas familiares não sobrevivem à segunda geração. Um dos fatores que mais contribuem para isso é justamente a falta de critérios claros de avaliação patrimonial, principalmente nos momentos de sucessão ou saída de sócios. Além disso, dados do Sebrae indicam que conflitos societários estão entre as principais causas de dissolução de empresas no Brasil, afetando especialmente os pequenos e médios negócios.

Para esclarecer este tema cheio de peculiaridades, o podcast “Contabilidade – Essencial Hoje, Amanhã e Sempre”, uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), entrevista o contador, economista e advogado, Sílvio Simonaggio, que possui sólida atuação em perícias contábeis, com destaque para sua experiência em arbitragens e matérias tributárias. É sócio fundador da Simonaggio Certeza Técnica, criada em julho de 1976, empresa especializada em perícias de natureza contábil e econômica nos ambientes judicial e arbitral.

O podcast do CRCSP vai ao ar mensalmente com os principais desafios e oportunidades da área contábil. O programa está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Pocket Casts, Breaker e no portal do CRCSP.