NOTAS EXPLICATIVAS BALANÇO
SOCIOAMBIENTAL 2013
A Demonstração do Valor Adicionado-DVA e indicadores operacionais foram elaborados de acordo com a Resolução CFC 1.138/08, Pronunciamento Técnico CFC 09, que aprovam a NBC TC 09.
Os dados para elaboração da DVA e indicadores foram extraídos do Balanço Patrimonial, Orçamentário, Demonstração das Variações Patrimoniais e o plano de trabalho.
Visando à harmonização e adequação da estruturação contábil do setor público, foram contabilizadas as mudanças de critérios contábeis – princípio da competência, ajustes de valores nos créditos a receber a curto e longo prazo.
O item 1.3 - Outras Receitas Correntes teve uma variação significativa devido ao registro da reversão e ajustes
das provisões de créditos a receber a curto e longo prazo, a partir de 2013.
O item 2.2 – Serviços de Terceiros teve um crescimento devido à implantação de novos serviços e ao reajuste contratual do demais serviços contratados.
No ano de 2012, o reconhecimento da perda estimada de créditos de curto prazo, ajuste nas provisões para riscos trabalhistas e cíveis, provisão da Cota-parte do CFC e registro da depreciação dos Bens Patrimoniais contribuíram significativamente para o Déficit de R$ 13.425.317,21, já em 2013 o principal motivo do Déficit foi a despesa com a reforma e adaptação do edifício anexo e o reajuste dos contratos de prestação de serviços.
São Paulo, 31 de dezembro de 2013
Wilson Roberto Pedro
Chefe do Departamento de Contabilidade
e Patrimônio
CT CRC – 1SP 153.400/O-0